Caririaçu (CE): Falta d´água se agrava e começa racionamento

À beira de um colapso no abastecimento de água, é preocupante a situação neste Município, com a capacidade de 20% no único reservatório que abastece a cidade, o açude São Domingos II. Com mais de 26 mil habitantes, o município enfrenta a menor média histórica de reserva hídrica e, desde a última quarta-feira, 17, foi iniciado o racionamento de água em diversas comunidades.

A avaliação da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), do Estado, prevê capacidade de atendimento à população até o fim do mês de outubro.

Uma solução para conter o problema, considerado muito grave, pela presidente do Sistema de Gerenciamento Autônomo Municipal de Água e Esgotos (Samae), Lúcia Wanda Guimarães, ainda está sendo avaliada.Uma delas é construção de uma adutora, mas o projeto sequer estará pronto a tempo de atender à população. Deverão ser investidos para esse projeto, cerca de R$ 19 milhões. A possibilidade é de direcionar para Caririaçu as águas do Manoel Balbino, conhecido com açude dos Carneiros, em Juazeiro do Norte.

A sede do município, segundo Lúcia Wanda, é uma das áreas mais atingidas, além da comunidade Bananeiras, sítios Monte e São Paulo. De acordo com relatório da Cogerh, para se conhecer a capacidade atual que o açude São Domingos II tem de atendimento da demanda, para o abastecimento público da cidade de Caririaçu, foi simulado o seu esvaziamento. Com isso, segundo o assistente da presidência da Cogerh, Yuri Castro, a simulação deste esvaziamento contou com um balanço hídrico, considerando a evaporação e o atendimento de uma vazão de 31 litros por segundo para o abastecimento público.

"O problema é muito sério e estamos preocupados com a avaliação realizada", diz Lúcia Wanda. O Estado enfrenta uma das maiores secas das últimas cinco décadas. Ela afirma que a vazão do açude também tem sido muito rápida, em virtude já da pequena quantidade de água existente. "O pior de tudo é que a cidade cresceu muito e não houve um planejamento para suprir essa carência", afirma.

Volume
A capacidade total do açude deveria chegar a 2.250.000 m3, (2 milhões e 250 mil metros cúbicos). O volume atual é de apenas 594,16 metros cúbicos, segundo o relatório feito pela Cogerh. A administração local, juntamente com a companhia, solicitou à Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), a perfuração de uma bateria de quatro poços profundos, para minimizar o racionamento de água já imposto ao município, com campanhas de educativas de conscientização realizadas a fim de evitar o desperdício de água.

A proposta de construção de uma adutora, segundo a assistência da presidência da Cogerh, seria de montagem rápida, desde o açude Manoel Balbino até a sede do município de Caririaçu, com aproximadamente 11,5 km de extensão. A construção deste sistema emergencial utilizaria tubos que contam com sistema de engate rápido e junta travável, que permite a montagem de canalizações auto-ancoradas na superfície do terreno, dispensando a abertura de valas. "Estas especificações possibilitam maior agilidade na montagem dos tubos, bem como redução nos custos com transporte e estocagem. Porém, esta alternativa se mostrou tecnicamente inviável, pois a topografia do provável caminhamento de um sistema adutor a partir do açude Manoel Balbino não é muito favorável", diz Yuri Castro. Um desnível geométrico, segundo o relatório da Cogerh, seria o grande problema para que esse tipo de iniciativa dê certo.

Conforme a avaliação, o desnível elevado introduz ao sistema uma série de condicionantes operacionais e de implantação.

Algumas comunidades de Caririaçu já estão sendo atendidas com abastecimento dos carros-pipa, cedidos por meio de parceria do Município com o Governo do Estado. Quatro deles estão atendendo várias localidades.

Em outras áreas, devido ao racionamento, as população fica até dois dias sem água nas torneiras. "E quem mais sofre com esse problema é a população pobre, porque não tem condições de comprar água potável", ressalta Lúcia Wanda.

Mais informações
Cogerh
Telefone: (85) 3218.7024
Rua Adualdo Batista, 1550, Cambeba - Fortaleza

Prefeitura Municipal de Caririaçu
(88) 3547-1122

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis