Criação da UFCA: interiorização do ensino superior público

O Ceará recebeu com muita satisfação a criação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) pelo Senado. O regime de urgência para a aprovação do projeto foi conseguido a partir da relatoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), numa votação que contemplou também a criação de mais duas unidades – uma para a Bahia e outra para o Pará.

Os 29 municípios da Região do Cariri têm toda a razão para estarem eufóricos com a iniciativa que beneficiará mais de um milhão de pessoas, facilitando o acesso de toda a área circunvizinha (que não abrange apenas o Estado do Ceará) ao ensino universitário público. Isso reforçará também o papel de Juazeiro do Norte como um dos importantes polos culturais da região sertaneja, abrindo um novo patamar de desenvolvimento regional.

Para se tornar efetiva a nova unidade de ensino superior, será realizado um desmembramento da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Cariri, para atender à região. Dessa forma, participarão inicialmente da UFCA os campi de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato (que antes da lei pertenciam à UFC), e os novos campi de Icó e Brejo Santo. Assim, os estudantes que já frequentam os campi já existentes serão transferidos automaticamente para a nova unidade federal. Cerca de R$ 157 milhões serão investidos no projeto até 2017.

É importante assinalar que essa iniciativa caminha direção da expansão do ensino universitário, como vinha sendo defendido pelos setores interessados na aceleração do processo de desenvolvimento do País e de sua distribuição equilibrada. Há de se reconhecer que essa interiorização do ensino superior público ganhou maior acento a partir do governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Foi uma aposta certeira, já que o Brasil está inserido no contexto da sociedade do conhecimento e deixaria de obter as vantagens desta se não preparasse a formação de quadros superiores para processar e criar conhecimento.

Dentro dessa perspectiva é que se tem visto de forma alvissareira a disseminação do número de universidades e de institutos técnicos de ensino superior por todo o interior do Brasil, nos últimos anos. O próprio Ceará já foi contemplado com várias iniciativas dessa natureza e agora colhe mais uma com a criação da UFCA. O Ceará inteiro está de parabéns.

Editorial do jornal O Povo, edição de 01/06/2013



AddThis