Barbalha (CE): Livro e exposição sobre a Festa de Santo Antônio foram lançados

Uma noite de emoção, reconhecimento e novas perspectivas para o registro oficial da Festa de Santo Antônio de Barbalha, como patrimônio cultural brasileiro. Assim foi a quarta-feira, em Barbalha, com o lançamento do livro "Sentidos da Devoção"e a abertura da exposição "Pau de Santo, Festa de Fé".

A solenidade de apresentação do livro e da exposição, coordenados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em parceria com a Prefeitura, reuniu um público numeroso no Casarão da Secretaria de Cultura de Barbalha, e foi marcada por um clima de confraternização e otimismo quanto a perspectivas de repercussão nacional ainda maior para a Festa.

"O lançamento do livro e da exposição, produzidos em parceria pela Prefeitura e pelo Iphan, é um momento importante para o município e para todos os barbalhenses, que fazem questão de conservar sua cultura, sua tradição", afirmou o prefeito José Leite, saudando a equipe do Iphan-CE que se dirigiu à cidade para o lançamento do livro e da exposição - incluindo os organizadores da publicação, Ígor Menezes e Ítala Byanca, e o arquiteto Alexandre Jacó, responsável pelo belo e elegante projeto gráfico do livro.

"Essa tradição tem que ter, ainda mais, o destaque que ela merece, com o reconhecimento nacional da festa como patrimônio cultural brasileiro. Esperamos que no próximo ano a Festa de Santo Antônio aconteça tendo esse tema, com esse registro já formalizado", acrescentou José Leite.

Superintendente do Iphan-CE, Ramiro Teles respondeu que são grandes as chances de este registro acontecer ainda este ano. "Estamos trabalhando para fornecer toda a documentação para a Câmara do Patrimônio Imaterial até agosto, para que em novembro esse registro possa estar na pauta do Conselho do Patrimônio Cultural", detalhou, citando o Conselho que recentemente prestou reconhecimento à Festa de Nosso Senhor do Bonfim, da Bahia.

Ramiro Teles agradeceu pelo apoio da Prefeitura e de toda a equipe de organização da Festa de Santo Antônio, bem como a todos os integrantes do Iphan, para que o livro e a exposição pudessem se concretizar como marcos da edição 2013 da festa. E adiantou que já estão garantidos R$ 50 mil para a elaboração do projeto de reforma do Casarão da Secretaria de Cultura - "para que, com o projeto em mãos, possamos partir para a captação de recursos para a reforma".

Data marcante
Agradecimento também foi a marca do pronunciamento do Secretário de Cultura e Turismo de Barbalha, Antônio de Luna, que destacou o empenho de toda a equipe da Secretaria e dos demais setores da administração municipal, para a organização e a qualidade da festa.

"Este 12 de junho de 2013 vai ficar marcado na história. Agradecemos também, e muito, ao Iphan. Esta exposição e este livro, assim como aconteceu com o documentário que o Iphan já produziu sobre a festa, fortalece ainda mais esse caminho para o registro como patrimônio imaterial da cultura", ressaltou Antônio de Luna.

Exposição e livro
Aberta na noite desta quarta-feira, a exposição "Pau de Santo, Festa de Fé" foi produzida a partir dos resultados do Inventário Nacional de Referências Culturais da Festa de Santo Antônio de Barbalha, pesquisa que compõe a instrução de Registro da Festa como Patrimônio Cultural Brasileiro. A mostra retrata como as celebrações de Corte, Carregamento e Hasteamento do Pau da Bandeira foram se tornando centrais no calendário de Barbalha, ao mesmo tempo em que passaram a funcionar como elemento identificatório de seus moradores. E como as insinuações em torno do poder milagreiro do mastro da bandeira dão toda uma conotação sensual e brincalhona à Festa de Santo Antônio de Barbalha.

Também nesta quarta foi lançado o livro "Sentidos de Devoção - Festa e Carregamento em Barbalha", igualmente resultado de trabalho realizado pela equipe do Iphan e um marco importante no registro documental e acadêmico da festa. A publicação, de 260 páginas, tem como organizadores Igor de Menezes Soares e Ítala Byanca Morais da Silva, historiadores que integram a Superintendência do Iphan no Ceará, e reúne artigos de diversos autores, abordando variadas facetas da festa e de suas múltiplas leituras. Todos os presentes ao lançamento receberam gratuitamente um exemplar do livro, que será distribuído às bibliotecas da Rede Estadual.

A obra traz reflexões tecidas sobre a Festa de Santo Antônio em campos variados, como História, Geografia, Antropologia, Pedagogia, Cinema e Turismo, evidenciando a natureza interdisciplinar da instrução dos processos de reconhecimento das práticas culturais como Patrimônio Cultural Brasileiro. O Iphan ressalta que existem poucos trabalhos acadêmicos defendidos e publicados sobre a festa e que, dessa forma, a publicação pretende provocar o preenchimento de uma lacuna editorial e também servir de leitura inicial, estimulando novas pesquisas sobre a celebração.

A seleção de autores e imagens foi fruto das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) da celebração, que compõe o dossiê de registro da Festa como Patrimônio Cultural Brasileiro. Atualmente, o Iphan-CE possui um acervo de mais de 3 mil registros da festa, como entrevistas, fotografias, matérias em periódicos, além do próprio INRC. O livro poderá ser obtido mediante solicitação encaminhada ao Iphan-CE e também será disponibilizado nas bibliotecas do Sistema Estadual do Ceará.

Fotos: SAMUEL PINHEIRO / DIVULGAÇÃO

Assessoria de Imprensa / SECULT



AddThis