Barbalha (CE): Festa do Padroeiro aumenta fluxo nas lojas

A terra de Santo Antônio comemora de forma positiva o bom desempenho do comércio no período da festa, considerado o segundo do ano. Alguns setores superam as expectativas, como o comércio de confecções e tecidos, mas outros segmentos como hotéis, restaurantes, setor de móveis, além de calçados, conseguem obter mais de 15% nas vendas nesse período.

A Festa de Santo Antônio, Padroeiro de Barbalha, foi iniciada no último dia 2, com o carregamento do Pau da Bandeira, e será encerrada hoje, com a procissão alusiva ao santo, pelas principais ruas do Centro da cidade, no fim da tarde.

O tradicional evento conta com dois importantes diferenciais este ano: trata-se da primeira edição do evento após o reconhecimento de Barbalha, por lei estadual, como capital dos festejos de Santo Antônio. Durante a programação ontem foi lançado o livro "Sentidos de Devoção: Festa e Carregamento em Barbalha". Também foi aberta a exposição museográfica permanente "Pau de Santo, Festa de Fé", ambos coordenados pelo Iphan.

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), alguns setores passam a ter venda maiores do que no período natalino. O período é o de maior movimentação na cidade e a presidente da entidade, Suzete Luna, diz que há isso ocorre em função da grande movimentação turística, principalmente nos primeiros dias da festa. O turismo, por conta da festa, conforme a presidente da CDL, deixa na economia valores representativos, que chega a compensar a retração que acontece nas vendas, após o período, compensado apenas no final do ano, com as vendas do período de Natal.

Impulso financeiro
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico local, são mais de R$ 15 milhões injetados na economia, gerando renda em setores importantes.

Ela disse que mesmo esse ano, a vinda dos turistas não estando acima das expectativas, sempre há um acréscimo importante para o comércio. O representante comercial, Salomão Queiroz, afirma que as vendas na área de tecidos e confecções na cidade passaram a ter um impulso cerca de 30 dias antes de começar a festa. Ele fornece o produto para lojas da cidade e já tem como certo esse período com encomendas acima dos outros meses do ano.

Segundo o representante, são sobretudo tecidos com características do período junino, que na verdade continua até o final do mês. São dançarinos de quadrilhas e mesmo aquelas pessoas que desejem entrar no clima da festa. A alta nas encomendas passou dos 15% este ano.

A vendedora Raiane Chagas confirma a estimativa do representante comercial, com impacto positivo nas vendas, mas avalia que esta ano ainda não foi dos melhores. Para a vendedora é realmente um período de grande movimentação, mas as pessoas estão mais precavidas na hora de gastar.

O setor informal, no município de mais de 57 mil habitantes, também cresce de forma significativa, com vendedores de várias cidades da região. São mais de mil pessoas, segundo a secretaria. As barracas e bares têm uma grande representatividade no comércio, e de certa forma, conforme Socorro Luna, atingem em potencial os supermercados, para abastecerem os seus estabelecimentos.

A festa conta com uma movimentação de mais de 300 mil pessoas em sua abertura, mas Suzete Luna diz que o evento não se resume apenas ao ritual de carregamento do pau da bandeira. Segundo ele, os bons eventos, com shows de grandes artistas são primordiais para atrair o grande público da região.

A ritual para preparação do pau da bandeira começou no dia 14 de abril, e o corte no dia 17 de maio, para o carregamento no dia 2 de junho, durante a abertura da festa. Neste ano, a árvore escolhida foi um jatobá de mais de 20 metros e duas toneladas. A procissão de encerramento conta com milhares de pessoas, principalmente da cidade, a participação dos grupos de tradição.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Foto: Clodoaldo Amaro

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis