Barbalha (CE): Governo está autorizado a comprar a Usina

A votação da mensagem do Poder Executivo estadual que permite o Governo participar de leilão para adquirir a usina de cana-de-açúcar de Barbalha, na Região do Cariri, gerou muito debate, tanto nas comissões quanto no plenário da Assembleia Legislativa, na manhã de ontem. Apesar dos reclames, o projeto foi aprovado, assim como outros três que estavam na pauta da sessão ordinária de ontem.

A matéria foi discutida na Comissão Conjunta de Finanças e na de Constituição e Justiça da Casa, onde, ocorreram alguns embates, que depois ecoaram no plenário. Os deputados Heitor Férrer e Ely Aguiar, por exemplo, reclamaram da proposta, ainda que o segundo tenha votado favorável ao projeto. O pedetista, por outro lado, foi o único voto contrário.

Ely Aguiar disse que a mensagem que quer fazer a aquisição da usina Costa Filho, que é, segundo ele, pertencente a um grupo empresarial de Pernambuco, construída em Barbalha, foi tida durante muitos anos como a redenção do Cariri, gerando milhares de empregos. No entanto, agora, não passava de um amontoado de "ferro velho".

"Eu jamais poderia votar contra essa matéria, pois traz uma esperança para as pessoas daquela região", disse ele, ainda que acreditasse que o valor aplicado no leilão, de R$ 15 milhões, poderia ser investido em outro campo da economia da região.

"Governador Cid Gomes, queira isso não. Faça isso não. Se assessore melhor, governador", ironizou o pedetista Heitor Férrer. Ele chamou de "insanidade governamental", a mensagem enviada pelo Poder Executivo.  "Se a iniciativa privada não deu certo, você acha que vai dar certo com Governo do Estado? Agora vamos torrar R$ 60 milhões, do dinheiro do Ceará, porque o governador do Estado, mal assessorado quer adquirir uma usina de etanol", reclamou.

O líder do Governo, José Sarto, no entanto, informou que a mensagem se tratava da permissão de uso da usina de cana de açúcar de Barbalha, que é uma reivindicação antiga da região, desde 2004. O deputado Vasques Landim (PR), inclusive, recentemente, reclamou o sucateamento da indústria. "Vai haver um leilão na semana que vem e essa mensagem é para o Governo se habilitar para o mesmo.

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis