Barbalha (CE): Festa de Santo Antônio une tradição, fé e diversão

Com a chegada do mês de junho, todas as atenções se voltam para os festejos a Santo Antônio. Bandeirolas, bonecos gigantes, balões e um colorido especial estão sendo preparados para invadir a terra dos verdes canaviais, durante os 13 dias em louvor ao santo padroeiro de Barbalha. Os festejos terão início no próximo dia 31 de maio e seguem até 13 de junho. Este ano, um Festival Regional de Quadrilhas pretende reunir grupos culturais de cidades do Cariri.

Na contagem regressiva para a realização do festejo religioso, a organização dos preparativos é intensificada a fim de receber as mais de 350 mil pessoas aguardadas durante a festa, que tem abertura marcada para o próximo dia 2 de junho, com a tradicional missa celebrada na Igreja Matriz, às 8h. Em seguida, cerca de 60 atrações folclóricas devem percorrer o corredor cultural em cortejo até a Igreja do Rosário.

O momento mais esperado pelos visitantes consiste no hasteamento do pau da bandeira. Um jatobazeiro, com aproximadamente 23 metros e mais de duas toneladas, foi escolhido para a tradição. Segundo o secretário de Cultura, Antônio de Luna, grupos de quadrilhas dos municípios da Região foram convidados para participarem das competições. Além disso, reisados, penitentes, maneiro pau, lapinhas e show artísticos fazem parte da programação. No dia 1 de junho, a famosa Noite das Solteironas é opção para as mulheres à procura de casamento.

Conforme Antônio de Luna, a festa alcança, este ano, um destaque ainda maior. No último mês de fevereiro, o município de Barbalha foi reconhecido como a Capital Cearense dos Festejos a Santo Antônio através de Lei sancionada pelo Governo do Estado. “Este é um grande diferencial nesta edição, pois possibilita visibilidade ainda maior a essa tradicional festa”, diz o Secretário.

Foto: Clodoaldo Amaro

Fonte: Jornal do Cariri



AddThis