Barbalha (CE): Cidade se prepara para a festa Festa de Santo Antônio

Comemorada de 2 a 13 de junho, a festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio movimenta Barbalha (575 km de Fortaleza), na região do Cariri, com cortejos, quermesses e missas. Em 2013, os preparativos para o evento começaram diferente.

Criada pela deputada Fernanda Pessoa (PR), a Lei 96/2012 reconheceu Barbalha como a capital cearense dos festejos para Santo Antônio.

A expectativa do secretário de Cultura do município, Antônio Luna, é de que circulem cerca de 450 mil pessoas durante os dias de festividade. Luna informa que, nesse período, será inaugurado o museu da Festa do Santo Antônio. O livro Sentido da devoção: festa do carregamento, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), será lançado.

Luna informou ainda que a programação deste ano conta com cortejos de mais de 60 grupos folclóricos, bandas e shows religiosos.

Os moradores de Barbalha enfeitaram as ruas com bandeiras de São João e ornamentos religiosos. O cortejo do pau da bandeira marca o início das festas. O tronco, carregado do pé da serra até a igreja matriz, é de uma árvore jatobá de 23 metros de altura e de duas toneladas.

O padre Cícero Alencar, pároco da igreja, diz que o louvor começa no dia 31 e vai até o dia 13 de junho. Segundo Alencar, “o que torna a festa mais famosa são as mulheres querendo pegar no pau da bandeira para conseguirem se casar”.

A reza para que os solteiros se casem é feita no dia 1º/6, na Noite das Solteironas. O grupo de solteiras, comandado pela advogada Socorro Luna, vende um kit composto por uma medalhinha do santo, uma oração e um pedaço da casca da árvore do pau da bandeira.

BEATRIZ CAVALCANTE
REPÓRTER

Fonte: O Povo



AddThis