Milagres (CE): Chuva mata uma pessoa

Um homem morreu vítima de afogamento, durante a maior chuva registrada no Estado neste ano - de 103 milímetros - , na madrugada de ontem, em Milagres, a 475 Km de Fortaleza. O agricultor Antônio José Luciano, 22, afundou em um bueiro, no momento em que tentava atravessar uma rua no bairro Francisca Socorro. Cerca de 50 pessoas estão desabrigadas e foram transferidas para escolas e prédios das secretarias. Dois açudes particulares próximos ao perímetro urbano chegaram a romper.

A localidade mais atingida pelas chuvas na cidade de Milagres foi o bairro Francisca Socorro, pela proximidade com o açude Telquide. A parede do reservatório se rompeu com o grande volume de água, inundando várias áreas. Bairro e centro ficaram inundados. O corpo do agricultor foi encontrado somente após baixar o volume das águas, no início da manhã de ontem, na rua Padre Cícero.

Alguns moradores insistem em permanecer nas áreas de risco, e mais casas poderão desabar na cidade. O prefeito, Hellosman Sampaio, decretou estado de calamidade pública em virtude dos estragos. A segunda maior precipitação foi registrada na cidade de Mauriti, com 82 milímetros.

Segundo o soldado do destacamento policial de Milagres, Daniel da Silva, o agricultor tentava se deslocar até a casa de uma irmã, que morava nas proximidades, para verificar se o local estava inundado. A força das águas provocou a queda de muros, telhados de residências, arrancou calçamentos, dentre outros prejuízos.

Em Milagres, as localidades mais atingidas, além do bairro Francisca do Socorro e Frei Damião, foram o bairro Missionárias, Casa Própria, Rodoviário e Centro. No Francisca do Socorro, o cenário em alguns trechos era de destruição, com acúmulo de lixo, lama, areia e buracos. As pessoas tentavam salvar alguns pertences ainda no começo da manhã de ontem.

Danos
Voltou a chover também em Juazeiro do Norte. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitação de 70 milímetros na localidade. Algumas áreas que necessitam de serviços de drenagem ficaram alagadas. Em Aurora, houve registro de 70 mm, e, em Crato, de 55 mm. Alguns trechos do Canal do Rio Grangeiro ficaram danificados como o volume das águas.

Por ser a região que mais tem chovido nos últimos dias, vários prejuízos têm sido registrados. Em Juazeiro do Norte, uma chuva de 100 milímetros, no último dia 30, chegou a causar vários prejuízos, e cerca de 100 homens foram contratados pela Prefeitura para realizarem serviços nos bairros mais atingidos, como o Antônio Vieira, Triângulo, Vila Fátima, Jardim Gonzaga, São José, Socorro, Salesianos e Timbaúbas. São inúmeras as reclamações relacionadas ao problema nos bairros.

O prefeito de Juazeiro, Raimundo Macedo, decretou Estado de Emergência. No último fim de semana, duas pessoas caíram acidentalmente na Cachoeira de Missão Velha, e os corpos foram encontrados somente ontem. Roterdam dos Santos e Antônio Alaércio morreram afogados, depois de serem levados na correnteza do Rio Salgado. Neste período do ano, em que o local recebe mais águas, passa a ser frequentado por banhistas. Os corpos das duas pessoas foram encontrados a quatro quilômetros do local onde as pessoas caíram, pelo Corpo de Bombeiros.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste


AddThis