Mauriti (CE): Município debate prejuízos da estiagem

Os prejuízos ocasionados pela estiagem que continua a assolar os municípios nordestinos foram debatidos durante a realização de audiência pública realizada, na manhã da última quarta-feira, no plenário da Câmara de Vereadores de Mauriti. Cerca de 500 pessoas participaram das discussões. Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Caixa Econômica Federal, Ematerce, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Cogerh, Conab, Fetraece e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado também participaram do debates.

A reunião teve como objetivo o estabelecimento de um plano de ação emergencial capaz de diminuir os danos ocasionados pela falta de chuvas e o atendimento, imediato, das demandas apresentadas por produtores rurais do município. Maior produtor de grãos do Ceará, o município poderá contabilizar grandes perdas na produção agrícola deste ano. Levantamento aponta possível queda em mais de 50% na safra 2012. "Nós estamos preocupados. A falta de chuvas tem trazido prejuízos em todos os setores produtivos. Esta audiência serve para que os agricultores possam expor seus problemas e para que nós, agentes públicos, adotemos medidas para, pelo menos, minimizar essas perdas", avalia a secretária de agricultura do município, Aparecida Bernardo.

Entre as ações a serem efetivadas, emergencialmente, destaca-se a distribuição de 300 cisternas de polietileno, instalação de sistemas de abastecimento junto a comunidades que ainda não possuem sistema de distribuição residencial e a perfuração de poços profundos. O município também realizará a distribuição de 350 kits de irrigação, através de parceria com o Governo do Estado, à agricultores que ainda possuem, em suas propriedades rurais, reservatórios hídricos com capacidade de uso da água para tal finalidade.

Também será defendida, junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a ampliação do número de agricultores beneficiários do Programa Venda em Balcão, que oportuniza a compra do milho utilizado para alimentação animal por preço mais barato. No entanto, conforme o gerente da unidade da Conab em Juazeiro do Norte, Cândido Souza, o milho existente nos galpões do órgão na região ainda é insuficiente para atender à demanda. "Nós estamos solicitando o apoio das autoridades para que a quantidade do milho seja ampliada. Hoje, a quantidade de milho nos galpões é insuficiente. Não há como atender a contento todos os municípios", disse.

Outra preocupação no município é a perda na capacidade de água nos principais reservatórios hídricos do município: os açudes Quixabinha e Atalho. Os reservatórios são fiscalizados pela Cogerh e estão com a capacidade abaixo da média. "A capacidade dos reservatórios, oscila em 6%. O baixo volume verificado causa preocupação maior no uso da água", disse o representante do órgão, Iarley Brito.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis