Juazeiro do Norte (CE): Município cogita cancelar contrato com a Cagece

A Prefeitura de Juazeiro do Norte ameaça romper contrato de concessão com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), caso não haja melhoria dos serviços executados na cidade. O prefeito Raimundo Macedo cobra uma contrapartida maior da Cagece. Como alternativa, a administração deverá buscar serviços de companhias de São Paulo.

Por conta disso, no próximo (24), deve ocorrer em Juazeiro do Norte uma reunião entre o prefeito e a diretoria da Cagece para esclarecimentos de pontos relacionados ao que prevê o contrato - mantido desde a gestão anterior - entre a instituição e a Prefeitura e os projetos para melhoria do sistema de abastecimento da cidade.

Além de cobrar iniciativas como a expansão das redes de água e esgoto, o prefeito responsabiliza o órgão pela maioria dos buracos nas ruas da cidade, principalmente ocasionados após as últimas chuvas. Segundo explicou, os vazamentos causam erosões e a recuperação do leito das ruas não é feita corretamente pelos operários da companhia, se transformando em crateras com as chuvas.

Obras
De acordo com o gestor municipal, há bastante tempo que a Cagece não realiza construção na rede de esgoto em Juazeiro, e o sistema de esgotamento sanitário não atende às necessidades do município. Ele explica que, até para a empresa executar obras de ampliação da rede de abastecimento de água, a Prefeitura precisa entrar como parceira. Raimundo Macedo adiantou que pretende obter informações da companhia sobre ações e metas para que possa se convencer do contrário.

Ele chamou a atenção para as queixas dos juazeirenses em relação às constantes falhas no abastecimento de água e defendeu a necessidade da perfuração de mais poços profundos. Segundo o gestor, muitos municípios possuem seus sistemas autônomos e são eficientes nos serviços, além de lucrativos, observando que o governo federal é favorável que as prefeituras assumam a gestão de tais serviços.

O gerente da Unidade de Negócios da Bacia do Salgado da Cagece, Galba Batista, afirma que, desde agosto do ano passado, a Prefeitura de Juazeiro do Norte não executou mais serviços nas ruas da cidade relacionados a asfaltamentos das áreas onde eram executados os trabalhos de recuperação das ligações de água e esgotos.

Segundo ele, todos os meses eram feitos os ressarcimentos da Cagece à Prefeitura pelos serviços desenvolvidos através da administração municipal. Ele disse que a diretoria da empresa estará no Cariri para realizar visitas às unidades da Cagece e se reunir com o prefeito para explicitar essas questões.

Quanto ao buraco formado na Av. Padre Cícero, há mais de uma semana e que vem sendo recuperado pelo município, o gerente afirma não ser de responsabilidade da Cagece, mas deve ser tratado juntamente com o sistema de drenagem da cidade, que precisaria passar por recuperação por parte da Prefeitura.

Segundo Expedito Galba Batista, em reunião com a diretoria, que deverá estar nesta semana em Juazeiro, serão apresentados projetos para serem implementados, como um investimento de R$ 6,5 milhões, para a ampliação da rede de água.

Esses investimentos estarão voltados para a abertura de mais seis poços profundos em áreas deficitárias no abastecimento da cidade, como os bairros São José, Triângulo, João Cabral, Aeroporto e Betolândia, no intuito de normalizar a distribuição.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis