Juazeiro do Norte (CE): Mudanças na saúde pública

A medida de centralização dos atendimentos pediátricos no Hospital Maria Amélia, neste município, tem levado algumas pessoas a reclamarem dos serviços, pela distância em relação a alguns bairros de Juazeiro do Norte. Desde o último dia 1º que os atendimentos estão sendo realizados apenas no local, no bairro Salesiano, que já era o único onde se realizava tanto consultas como as internações.

A meta é reestruturar o hospital e criar o centro cirúrgico. No Hospital São Lucas continua em funcionamento a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI - Neonatal).

A transferência dos serviços do Hospital e Maternidade São Lucas aconteceu em virtude de no local ocorrerem apenas as consultas. O encaminhamento, nos casos mais graves, já estava acontecendo no Maria Amélia, no bairro Santa Tereza, onde há regime de internação.

Para alguns usuários dos serviços, a medida faz com que a cidade fique sem outras opções de número de atendimentos. "Antes, quando a gente não conseguia consulta em um local, ia para outro", diz a dona de casa, Maria Aparecida Pereira.

Alternativa
Ela chegou a receitar o filho no Maria Amélia na última quarta-feira, mas afirma que o seu temor está relacionado à falta de outro local que possa também realizar os atendimentos.

"Sem outra opção, não vamos ter para onde levar os nossos filhos", diz. A usuária também afirma que a centralização dos serviços deve acontecer, mas com um ganho para a população, com a melhoria da qualidade dos atendimentos. De acordo com a dona de casa, o importante é que haja a melhoria dos serviços públicos.

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte justifica a mudança, apontando que o intuito é promover melhorias no setor de atendimento pediátrico na cidade. Segundo o diretor administrativo do hospital, Evandro de Freitas Gonçalves, essa medida aumentou o número de consultas em cerca de 50%.

Com isso, também houve acréscimo no número de médicos atendendo. O hospital conta com 17 profissionais, mas, conforme ele, há uma carência de pediatras na cidade.

O local ainda não conta com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) infantil, mas a meta é capacitar os atendimentos, também construindo no local, além da unidade, um centro cirúrgico, com três salas de cirurgia.

Diariamente são realizados no Hospital Maria Amélia cerca de 300 atendimentos. Desde a incorporação dos serviços, já foram atendidas 2 mil pessoas. A equipe diária de plantão tem quatro médicos, sendo dois deles pediatras.

Reforma
Uma reorganização do hospital está sendo realizada. Segundo o diretor-administrativo, toda uma reforma e estruturação já vêm sendo planejadas e um projeto arquitetônico está sendo trabalhado, para as mudanças no local, com a inclusão da UTI. De acordo com o diretor, a meta é tornar o hospital uma referência de atendimento na região.

Conforme o secretário de Saúde, Micaelce Santana, a meta é instalar dez leitos de UTI. O hospital funciona no local há cerca de 30 anos, mas somente na administração anterior foi adquirido pelo Município. Vários serviços estavam desativados. Ele disse que uma área apenas para atendimento ambulatorial está sendo organizada. A parte de atendimentos de emergência receberá melhorias.

Atualmente, o Maria Amélia é o único hospital direcionado ao atendimento pediátrico na região do Cariri.

A UTI Neonatal, mesmo com a mudança de local dos atendimentos, não sairá do Hospital São Lucas, que continua funcionando e auxiliando as mães que vão ter filho na unidade, e o serviço estará à disposição, caso seja necessário.

O teste do pezinho, que estava ocorrendo no Maria Amélia, também passou a acontecer no São Lucas.

Mais informações
Hospital Maria Amélia
Rua São Paulo, 2.215
Bairro Santa Tereza
Juazeiro do Norte - Cariri
Telefone: (88) 3511. 3254

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis