F-1: Bernie Ecclestone cobra reforma urgente e vê Interlagos fora do calendário

São Paulo corre sério risco de ficar de fora da Fórmula 1  em 2014. Irritado com a falta de melhorias no autódromo de Interlagos, o chefão da categoria Bernie Ecclestone disse que atualmente o Grande Prêmio do Brasil está fora do calendário de provas para a próxima temporada por não atender aos requisitos mínimos.

"As promessas de reforma de Interlagos não foram cumpridas. Agora, chega. Não fosse a relação antiga e os sentimentos que me ligam ao Brasil, a Fórmula 1 já não estava mais lá", disse Ecclestone em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. "O traçado é um dos melhores do mundo, com certeza. Mas a estrutura à disposição do público e das equipes é a pior do calendário".

As reclamações de Ecclestone sobre as condições de Interlagos são antigas. O dirigente disse ter sido condescendente nos últimos anos com as promessas não cumpridas de melhorias, mas que a situação chegou ao limite. Segundo o dirigente, as reclamações das equipes vão desde a ausência de salas para reuniões e até a falta de espaço para armazenar alimentos e panelas.

"Não podemos mais cobrar nada dos outros autódromos com Interlagos ano após ano mantendo-se como está. Os demais administradores sabem o que é Interlagos, isso nos desmoraliza", afirmou o dirigente. "Nem em pistas de rua, como Mônaco, Melbourne e Montreal, enfrentamos essas dificuldades".

Um projeto de reforma em Interlagos, concebido na gestão Gilberto Kassab, está incluído no orçamento da Prefeitura de São Paulo para este ano, com o custo estimado de R$ 120 milhões. Entre as melhorias estão previstas a criação de nova área de boxes, salas, banheiros e paddock. Com a mudança na administração municipal, porém, as obras não tiveram início.

De acordo com Ecclestone, o GP do Brasil está garantido em Interlagos para 2013. Mas se as obras de melhoria do circuito não tiverem início até a definição do próximo calendário, no meio deste ano, a prova ficará de fora da temporada seguinte. "Não vamos usar sequer o tradicional asterisco "sujeito a melhorias no autódromo"".

Caso as exigências em Interlagos não sejam atendidas, o GP do Brasil pode migrar para Santa Catarina. Um projeto do governo do Estado e de empresários locais prevê a construção de um autódromo no município de Penha, com traçado desenvolvido pelo famoso projetista alemão Herman Tilke e integrado ao parque Beto Carreiro World.

"Estive antes do Natal em Santa Catarina e confesso ter ficado impressionado com a disposição daquela gente em levar adiante o projeto de nos receber lá. Acredito que se der o sinal verde eles iniciam imediatamente as obras. Cansei das promessas. Fui informado que a cidade [São Paulo] não vai fazer parte da Copa das Confederações porque o estádio não estará pronto. Com a Fórmula 1 acontecerá o mesmo", disse Ecclestone.

Fonte: UOL



AddThis