Crato (CE): Urca discute produções culturais

Até o próximo dia 15, a Universidade Regional do Cariri (Urca) estará promovendo uma discussão sobre as produções culturais do Nordeste. Dentro da programação do II Colóquio Nacional de Pesquisa em Cultura Popular- Estéticas da Oralidade: cantos, danças, fé e tesouros do povo estão acontecendo debates, mesas-redondas e apresentação de teses relacionadas ao tema. Assim, acadêmicos e pesquisadores trocam experiências sobre as várias modalidades das manifestações populares.

O encontro reúne estudiosos de referência nacional e surge como um momento que completa o cotidiano das pesquisas. O evento é uma realização do Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária e do Núcleo de Pesquisa em Cultura Popular e está aberto a toda a população.

Dentro das atividades estão os estudos dos materiais coletados ao longo dos anos em todo o Brasil, a transcrição das abordagens feitas na região do Cariri, pelo Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária e o lançamento de alguns publicações, entre elas há três CDs com áudios dos Cocos do Cariri produzidos pelas Mulheres do Coco das Batateiras, pelo Grupo Cultural Amigos do Saber, do Sítio Quebras e pela cantadora, Dona Naninha.

Atualmente, a Universidade conta com diversos pesquisadores que dedicam esforços ao desenvolvimento da cultura popular, como é o caso dos trabalhos com a literatura de folhetos, que irá digitalizar e disponibilizar para consulta todo o acervo de cordéis. A expectativa é que até o final este ano, as produções sejam também gravadas em áudio, já que este tipo de narrativa, tradicionalmente, é cantada. Outra contribuição de relevância é a dos estudos desenvolvidos em comunidades tradicionais de matrizes africanas, nos terreiros de candomblé e umbanda.

Objetivo
O objetivo das ações do II Colóquio Nacional de Pesquisa em Cultura Popular é que os participantes entendam a cultura não somente através dos espetáculos, e sim, como a definição do fazer diário de um povo e a condição dentro da vida, em que cada ser humano se reconhece como parte de um grupo e de uma sequência que se prolonga entre as gerações.

A meta é dar voz aos produtores das variadas formas do fazer cultural. De acordo com o professor doutor em Letras, Edson Soares Martins, os pesquisadores precisam assumir suas condições de modéstia e falar depois do objeto principal dos seus trabalhos, que é o fazer da vida. "As pessoas foram descritas pelos pesquisadores. Agora, queremos que elas tenham acesso a essa voz. Depois iremos dialogar sobre essas narrativas", conta.

Segundo ele, o caminho para enriquecimento dos saberes está no registro das memórias dos cantos sagrados, das ladainhas, das relações de trabalho, fé e festa. Como resultado das discussões, o pesquisador espera alcançar a constituição e sistematização de um grande acervo da cultura popular, que torne visível a síntese da riqueza cultural da região do Cariri. Hoje, neste setor, o cenário ainda é de relativa desorganização das reflexões sobre o que significa a cultura, uma vez que as iniciativas destas práticas aparentam permanecerem na esfera individual e apesar de existirem políticas de incentivo à cultura, as dificuldades de financiamentos são consideradas grandes. Já no campo acadêmico, as abordagens são utilitárias.

Entre os renomados pesquisadores que irão marcar presença na segunda edição do Colóquio estão Maria Ignez Novais Ayala, que versará sobre os Saberes tradicionais em palavra, som e imagem, Edil Costa, que fará palestra sobre as tradições orais da Bahia: os festejos populares na contemporaneidade e Salete Maria da Silva, que irá fazer explanações à respeito do direito à cultura, à contra-contra e cultura no(do) Direito. O escritor Francisco Assis Sousa Lima, que realizou uma pesquisa de referência nacional para os trabalhos com cultura popular, fez a palestra de abertura.

No evento, ainda será publicada, em forma de livro, uma seleção dos trabalhos apresentados, uma coletânea dos debates, que serão transcritos em formato eletrônico e que poderá ser acessado gratuitamente através da internet, além da disponibilização de áudio e vídeo das ações. Os núcleos de pesquisas envolvidos nas atividades avaliam a iniciativa dos debates como uma forma de renovação sobre as reflexões e auxilia no fortalecimento da vocação de pesquisas.

Fascínio
"Queremos mostrar que a pesquisa é um imperativo da realidade. É necessário pesquisar, porque o mundo é fascinante"

Edson Soares Martins
Professor Doutor em Letras

Mais informações
Universidade Regional do Cariri (Urca)
Endereço: Rua Antônio Luiz, 1161
Bairro: Pimenta
Crato
Telefone: (88) 3102-1212

YACANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis