Crato (CE): Seminário sobre avanços e desafios na lei da Assistência Social conta com presença de Secretária Nacional

Os avanços e os novos desafios relacionados ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foram debatidos, na manhã desta terça-feira (09), em Crato, durante o Seminário de Assistência Social, com a presença da Secretaria Nacional de Assistência Social, Denise Colin, e do presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social, deputado federal, Raimundo Gomes de Matos. Na ocasião, a secretária nacional realizou palestra sobre a temática. O evento foi realizado na sede do SEST/Senat, no Município.

O evento contou com a presença da primeira-dama do Crato, Gil Mattos, que fez a abertura do evento, para mais de 200 pessoas, entre assistentes sociais, secretários municipais e técnicos do setor. Gil Matos destacou o fortalecimento das ações conjuntas com as organizações da sociedade civil. “É vital para a inserção das pessoas em programas sociais”, afirma ela.

A secretária adjunta de Assistência Social do Crato, Elisangela Moura, destacou a importância do evento, tendo em vista a grande participação e o largo interesse no âmbito da assistência social. Ele ressaltou que a iniciativa de realizar o evento no Crato demonstra a dimensão da importância que esse segmento vem tendo junto à administração local, no objetivo de qualificar e implementar serviços voltados para o atendimento a população, no fortalecimento das políticas-públicas direcionadas á assistência social.

Já o deputado federal, Raimundo Gomes de Matos, afirma que desde que foi criado o SUAS, não se trabalhou uma política nova e é necessário implementar esses serviços  nos municípios, com suas respectivas adequações, mantendo a interface com outros setores, a exemplo da educação e saúde. “Devemos ter nas instâncias municiais, por meio das secretarias, uma atenção ao público-alvo”, diz ele, ao lembrar que o Ceará ainda tem cerca de um milhão de habitantes na linha de pobreza e deve ser realizada uma busca ativa nesse sentido.

Denise Colin afirmou que todos os aspectos relacionados à lei nacional devem ser avaliados, para a sua adequação às diferentes regiões do Brasil. Além disso, ressaltou às Normas Operacionais Básicas do Sistema Único de Assistência Social (NOB – SUAS), como de grande relevância para os avanços do setor nos últimos anos. Segundo ela, é preciso que se saiba trabalhar da melhor maneira com o emprego das verbas voltadas para o setor, com as adequações necessárias a cada cidade, a cada região, pela própria flexibilidade que é possibilitada com as mudanças obtidas.

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis