Crato (CE): Inscrições do projeto Leve Arte Contemporânea estão abertas para estudantes

Criado em 2011, o projeto Leve Arte Contemporânea está com inscrições abertas para estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares da rede de ensino do Crato. Ao todo são 50 vagas. As inscrições estão disponíveis através da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Juventude, que está desenvolvendo as ações. Através do tripé: estudo, vivência e experimentação, a proposta visa contribuir com o processo de ensino das artes na cidade. Inicialmente, a medida foi implantada em dois colégios da rede pública. No primeiro momento, aproximadamente 30 alunos foram envolvidos nas atividades.

O Leve Arte Contemporânea pretende promover o acesso dos estudantes à produção artística e cultural. No laboratório do projeto, os alunos terão contato com textos, catálogos e documentário, além de vídeos de curta metragem relacionados à arte contemporânea. Já nas vivências, irão participar de rodas de conversas com artistas e produtores de artes, farão visitas a galerias e, dentro dos trabalhos de experimentação, terão a oportunidade de envolverem-se na produção de performances, intervenções e instalações. A ideia é tornar tudo que for elaborado em material de apoio pedagógico para as aulas sobre arte.

Como forma de promover ações de produção de arte, o projeto será executado a partir do próximo dia 10, no espaço multifuncional da Rffesa. A ação parte de uma proposta pedagógica que compreende o ensino das artes vista por três ângulos, o da experiência, das análises e da vivência. No laboratório serão feitas as mediações de diversos artistas. Uma das intenções é possibilitar que os participantes tenham acesso às mais variadas concepções estéticas e artísticas.

O objetivo é reconhecer a arte enquanto um produto histórico e social, essencial para a compreensão das produções contemporâneas. Como resultado das edições anteriores, o projeto apresentou cerca de sete curtas metragens dos registros dos trabalhos. O material está disponível na internet.

Agora, a intenção é que as próximas produções tornem-se fonte de pesquisa para outros produtores. Outra meta é favorecer o surgimento de novos coletivos de artistas. Hoje, são cerca de dez grupos que discutem temas como artes, como fotografia, xilogravura, intervenções urbanas e gênero e sexualidade.

De acordo com o coordenador do projeto, Alexandre Luccas, uma das questões intrínsecas a todas as ações relacionadas à produção de artes é compreendê-la enquanto processo. " Dentro do projeto, a arte é entendida como elemento de desenvolvimento intelectual e criativo. Ela cria relações de pertencimento e identidade, além de ser reconhecida como elemento de transformação social", revela. Ele diz ainda que o projeto faz parte de uma militância e de uma compreensão política e estética.

Os interessados devem procurar a Secretaria de Cultura do Crato, no Largo da Rffesa, Centro, ou pelo (88) 3523.2365.

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis