Barro (CE): Município sediará Santuário da Divina Misericórdia

Mais de seis mil pessoas deverão participar, no próximo domingo, da conquista do 1º Santuário Diocesano da Divina Misericórdia do Cariri, no Município de Barro. O evento religioso será presidido pelo bispo diocesano, dom Fernando Panico, dentro das comemorações da Festa da Divina Providência, que ocorre no segundo domingo da Páscoa. O crescimento da devoção na cidade e região faz com que a Igreja Matriz de Santo Antônio se torne o terceiro santuário da região. Durante a solenidade será lido o decreto do bispo do Crato, criando e instalando o novo santuário.

A devoção à Divina Misericórdia se constitui num autêntico movimento espiritual dentro da Igreja Católica, cuja mensagem, aos poucos, se espalhou pelo mundo, com apoio do beato Papa João Paulo II, a quem se deve a publicação de uma encíclica incentivando esta devoção. O decreto assinado por dom Fernando Panico explica a razão e as origens deste novo Santuário da Divina Misericórdia.

Vocação
Segundo o documento da Igreja, ao longo dos séculos, o Espírito Santo tem suscitado na vida da instituição diversos modos de responder à vocação comum da santidade. "Nos tempos atuais, um dos modelos de santificação que mais rapidamente se espalhou pelo orbe católico foi a devoção à Divina Misericórdia", diz o documento.

Ainda conforme o decreto, isto resultou das revelações feitas por Jesus Cristo, entre os anos 1931-1938 - à irmã Faustina, uma freira polonesa, dando a conhecer algumas novas formas devocionais que pretendem auxiliar o cristão a se aproximar mais e mais do mistério da Divina Misericórdia. Na Diocese de Crato - uma circunscrição da Igreja Católica com mais de 1 milhão de habitantes, residentes em 32 municípios e mais de 100 distritos - a devoção teve um extraordinário impulso na paróquia de Santo Antônio, em Barro, que tem à frente os padres Francisco Gonçalves Pereira e Arnaldo Pereira do Nascimento.

Ano da Fé
De acordo com o bispo dom Fernando Panico, a criação do novo Santuário Diocesano da Divina Misericórdia está inserida nos eventos do Ano da Fé, iniciativa do papa-emérito Bento XVI, que vem sendo festivamente comemorado na Diocese de Crato.

Dom Fernando lembrou ainda que o novo santuário está sendo criado dentro das comemorações do cinquentenário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, e na expectativa da realização da Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá no próximo mês de julho no Brasil, e ainda dentro do espírito da nova evangelização, preconizada pelo atual sumo pontífice, papa Francisco.

O padre Arnaldo Pereira, vigário da Matriz de Santo Antônio, afirma que a devoção à Divina Misericórdia, na região, começou há alguns anos, e cresce em todo o Brasil.

Com isso, ele afirma que veio a decisão do bispo de criar o terceiro deles no Cariri. O primeiro foi criado no município do Crato, que é o Santuário Eucarístico. Já o segundo espaço de devoção foi o Santuário de N. Sra. Senhora das Dores, elevado à categoria de Basílica Menor.

Várias caravanas estão sendo programadas para a celebração no domingo, às 9 horas, com a presença de vários sacerdotes. No sábado, chega a relíquia da irmã Faustina, que espalhou a devoção no mundo. Segundo o padre Arnaldo, o santuário é um lugar onde a presença de Deus se dá de uma forma mais forte. "Promove a devoção, com o direito canônico. É a morada de Deus perante os homens", afirma. Várias caravanas estão sendo esperadas no município, de cidades como Porteiras, Abaiara, Mauriti, Aurora, Crato, Juazeiro do Norte, e até de Brasília.

O bispo relembrou também que a Diocese de Crato, criada pelo papa Bento XV, no dia 20 de outubro de 1914, celebrará o jubileu do seu primeiro centenário no próximo ano.

E que esta efeméride deve ser marcada por acontecimentos públicos que deverão repercutir profundamente na vida espiritual dos fiéis católicos, a exemplo da criação do Santuário da Divina Misericórdia na região.

Novo espaço torna-se o terceiro do Cariri
O Cariri passa a ter, com o Santuário da Divina Misericórdia, no município de Barro, o terceiro da região. Os outros dois são a Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, e o Santuário Eucarístico, em Crato.

No Brasil, existe o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida, São Paulo. É o maior e mais visitado do Brasil e o maior santuário do mundo de culto a Maria. O local recebe visitas de romeiros de todo o mundo.

O motivo são os vários milagres concedidos por Maria a seus devotos naquele lugar. Entre eles está o que deu origem à primeira igreja do local: o encontro da imagem da Santa de cor morena, que está disposta no interior do Santuário.

A devoção à Divina Misericórdia, na cidade do Barro, existe há alguns anos, acompanhando o crescimento de devotos católicos no Brasil.

Um trabalho de preparação vem sendo realizado na cidade durante a semana, que irá culminar com as celebrações do domingo e a presença de diversas caravanas e sacerdotes de várias partes da região e do Brasil.

As devoções santas têm caracterizado os movimentos no âmbito da Igreja Católica em todo o mundo. Com o registro dos milagres, o fenômeno se intensifica.

Mais informações
Paróquia de Santo Antônio
Município de Barro
Centro
Região do Cariri
Telefone: (88) 3554.1062

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis