Barbalha (CE): Jovem barbalhense que fez intercâmbio nos EUA, ressalta o apoio recebido pela Prefeitura

Já retornou a cidade de Barbalha, o estudante da Escola Estadual de Ensino Profissional Otília Correia Saraiva (Liceu de Barbalha), Jonatan Augusto Almeida Oliveira. Jonatan Augusto esteve fazendo parte da comitiva formada por 37 alunos de todo o país que foram selecionados para participarem de intercâmbio nos Estados Unidos.

Os jovens estudantes que estiveram na viagem, foram estudantes que sempre se destacaram em suas atividades sejam como: Voluntários, desempenhos escolares demonstraram um perfil de liderança e de uma camada socioeconômica menos favorecida.

Os estudantes viajaram no último dia 11 de janeiro e, passando três semanas nos EUA. Lá nos Estados Unidos, os alunos participarão de reuniões, visitas em escolas e projetos sociais. Até o início de fevereiro, o grupo passou pela capital dos EUA, Washington, DC, e depois, se dividiram em grupos e viajaram para diferentes cidades americanas, onde ficaram hospedados em casas de famílias voluntárias. Os jovens participaram de reuniões com autoridades do governo americano, líderes de ONGs, visitarão escolas e projetos sociais, e na oportunidade, fizeram atividades de voluntariados e frequentaram aulas em uma escola de ensino médio.

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com os setores públicos e privado em ambos os países que beneficia, com uma viagem de três semanas nos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar e que tenha influência em inglês, esses é um dos requisitos exigidos pelos coordenadores do programa Jovens Embaixadores no Brasil.

O jovem estudante Jonatan Augusto Almeida disse que sua viagem foi um reconhecimento pelo seu esforço como estudante do Liceu, e foi uma das melhores experiências de sua vida porque já tinha um interesse em conhecer a cultura dos Estados Unidos e, tudo que pôde conhecer na viagem conheceu.

Jonatan Augusto adiantou que não encontrou nenhum problema em relação a comunicação com o povo americano, mas ele reconheceu que existiu com ele e com seu colegas um choque cultural, justifica ele porque o modo das pessoas lá é diferente, mas Esso aconteceu somente nos primeiros dias, logo depois houve um melhor entrosamento.

“A receptividade nos E.U.A foi das melhores porque não houve dificuldade na comunicação com o grupo de jovens americanos, eles nos fizeram como antes se fôssemos amigos”.

Foi um privilégio meu em ser escolhido entre 17 mil jovens de todo país, pra mim foi uma grande conquista, acrescentou Jonatan.

O jovem estudante Jonatan Augusto reconheceu o esforço e o apoio que recebeu da Prefeitura de Barbalha. “Eu agradeço ao Governo Municipal que, me ajudou com alguns custos da viagem e por ter me confiado e incentivado a divulgar a cultura barbalhense nos Estados Unidos”.

“Divulgamos a cultura de nosso município para famílias que nos recebeu, assim também, houve uma divulgação da nossa cultura popular em algumas escolas americanas. Porque uma das atividades do Jovem Embaixador é divulgar a cultura de seu país e, eu pude fazer isso com muito orgulho. Levamos de tudo um pouco da nossa cultura, falei sobre a festa de nosso padroeiro, tudo que acontece aqui, mostrei os grupos da cultura popular, o reisado, o Bumba Meu Boi, os penitentes, quadrilhas em fim, todos os nossos grupos folclóricos e, o Pau da Bandeira de Santo Antônio e parte da religiosidade”, finalizou Jonatan.

Assessoria de Imprensa / PMB



AddThis