Barbalha (CE): Cozinha comunitária é sinônimo de qualidade, higiene e bom atendimento

Desde junho de 2012, a população dos bairros Malvinas e Vilas Unidas está sendo beneficiada com comida balanceada e de qualidade. A Cozinha Comunitária é uma parceria do Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Barbalha e tem-se mostrado um instrumento de intervenção eficiente no fornecimento de alimentação de qualidade para a população em situação de vulnerabilidade social e risco alimentar. As famílias atendidas são acompanhadas periodicamente pela equipe técnica do CRAS – Malvinas até atingirem níveis satisfatórios de nutrição.

De acordo com a coordenadora Mariza Cristina de Castro, são servidas cerca de 200 refeições/dia. O cardápio é diferenciado e segue normas de higiene e nutrição.

De julho a dezembro de 2012 foram atendidas 7.999 pessoas em situação de risco alimentar. A Cozinha Comunitária conta ainda com auditório pronto para cursos e oficinas voltados para a manipulação e o não desperdício de alimentos.

José Ailton dos Santos, borracheiro, morador do bairro Malvinas, relata que vai todos os dias à Cozinha Comunitária e diz que a implantação desta foi muito importante para a população. “Muitas vezes não tenho tempo de ir almoçar em casa devido o trabalho, então venho almoçar aqui. A comida é boa e quase de graça. Apenas 1 real”, elogiou o usuário.

Já Maria das Dores Alencar, dona de casa, residente no bairro Vilas Unidas, ressalta o atendimento e a limpeza da Cozinha Comunitária. “Venho sempre aqui. Sou bem atendida e aqui é tudo limpo. Higiene para mim é fundamental”, avaliou.

Para 2013, o objetivo é firmar parcerias com órgãos públicos e privados para a realização de cursos técnicos profissionalizantes em segurança alimentar.

Assessoria de Imprensa / PMB



AddThis