Barbalha (CE): Cidade recebe hoje a 2ª edição do Palco Cariri Dança

O Projeto Palco Cariri Dança é uma mostra que apresenta ao público a diversidade das pesquisas em dança produzidas em Juazeiro do Norte, divulgando essa produção através da circulação que contempla 06 cidades do Cariri (Araripe, Assaré, Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte e Nova Olinda), possibilitando com que grupos, cias, produtores, gestores, instâncias públicas e privadas possam desenvolver vivências e articulações para a promoção da cena de dança do Cariri.

Nesta edição, os grupos, artistas e coletivos participantes são: Alysson Amancio Cia de Dança, Carolina Rocha Artes e Ballet, Dakini Cia de Dança-Teatro, FBK CREW - Dança de Rua, João Batista Dança Contemporânea e Reisado Mirim Estrela Guia.

Cenário
"É muito concreto o crescimento da dança aqui no Cariri. Desde 2006, quando fundei minha companhia, vi a inauguração de vários grupos. O problema é que ficamos muito apenas em Juazeiro. Este festival nos dá essa chance de mostrar nosso trabalho em cidades vizinhas", relata o dançarino Alysson Amâncio. Segundo ele, já é possível ver no Cariri grupos de diversas vertentes: dança contemporânea, clássica, dança de rua, mas poucos com formação técnica. "Há muita gente que, visivelmente, ama a dança, mas faz muito por instinto. Sentimos falta de uma profissionalização", comenta. Durante a circulação, é oportunizado não apenas o contato com outros grupos e com gestores culturais, mas também com novos públicos, que, segundo integrantes das companhias selecionadas, parecem cada vez mais interessados em novas linguagens.

"Sabemos da excelência do Cariri quanto às manifestações populares, mas dá pra perceber que as pessoas são abertas aos espetáculos de dança contemporânea ou clássica, tanto quanto a um reisado ou uma quadrilha junina", aponta Amâncio.

A programação na cidade de Barbalha será a seguinte: 

19/04 Sexta
9h às 12h - oficina Dança Criação Local: Cine Teatro
14h às 16h - Encontro com Dança -  Conversa com coreógrafos, produtores, gestores
Local: Saguão Cine Teatro

19h - "Dança e Luta", espetáculo do Reisado Estrela Guia
"Resgate", com FBK Crew.
Local: Cine Teatro Municipal de Barbalha

Com informações do Diário do Nordeste

SAMUEL PINHEIRO
REPÓRTER



AddThis