Ações para melhorar gestão pública se multiplicam no CE

O caminho das administrações públicas, assim como o de outras áreas na vida, muitas vezes se define nas decisões tomadas no início da trajetória. Com base nessa máxima, entidades públicas e privadas realizam iniciativas em torno da melhoria da gestão pública nas cidades do Estado, que acabam de completar 100 dias à frente das Prefeituras. Exemplo disso é o Seminário Prefeitos Ceará 2013 que ocorrerá no Centro de Eventos nos próximos dias 12 e 13 de abril, e a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre diversas entidades, concretizada ontem, com o objetivo de fomentar a formação técnica da gestão.

Ontem, na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), foi lançado oficialmente o Programa de Desenvolvimento da Gestão Pública para os Municípios (Prodeg-M). Além da própria Seplag, as outras seis entidades que também assinaram o acordo foram Secretaria das Cidades do Estado; Instituto de Desenvolvimento das Cidades (Ideci); Escola de Gestão Pública do Ceará (EGP); Tribunal de Contas dos Municípios (TCM); Assembleia Legislativa, por intermédio da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace); Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública).

Para o titular da Seplag, Eduardo Diogo, a qualificação dos gestores, em todos os seus escalões, é pauta da vez. "Esses encontros são de motivação para darmos início a um processo importante de 15 encontros a partir desse mês até dezembro, que contemplarão todos os 184 municípios", declarou.

Seminário
Ele ressaltou outros instrumentos colaboradores nesse processo. "Em consonância com a formação de pessoas, principalmente dos gestores públicos, teremos o Seminário Prefeitos 2013, nesta semana. Uma iniciativa promovida pelo Diário do Nordeste, que também está de parabéns em participar de uma iniciativa que visa ressaltar os princípios republicanos, o comprometimento e a capacitação dos gestores", completou Diogo.

Na opinião do secretário das Cidades, Camilo Santana, esse eventos juntos são muito mais do que a busca da qualificação. Segundo ele, o propósito é oferecer as ferramentas para suprir carências dos gestores públicos com o fim maior de melhorar a vida do cidadão.

"Infelizmente, sozinhos, muitas vezes, os prefeitos não conseguem nada. É preciso se juntarem em consórcios para poder obter conquistas. Para isso, são necessários informação e aprimoramento de técnicas para otimizar os recursos, captar bem, elaborar projetos e monitorar adequadamente. Não é um processo imediato, e também depende da boa vontade dos gestores no envolvimento dessas técnicas. Esses eventos são importantes instrumentos de incentivo nesse aspecto", comentou Camilo Santana.

Cidadania
O presidente do TCM, Francisco Aguiar, prestigiou o primeiro encontro, e lembrou que o objetivo vai além de ajudar os gestores públicos a aproveitarem da melhor maneira possível os recursos, o papel dessas entidades, dos encontros do Prodeg-M e do Seminário Prefeitos Ceará 2013 é de ajudar a população a exercer o papel de cidadão.

Segundo ele, os eventos são mecanismos de inserir a população nas discussões. "A gente percebe que hoje existe uma falta de interesse muito grande da sociedade em acompanhar a administração pública. Por isso, uma das razões dessas entidades estarem todas reunidas é despertar o controle social no conjunto da sociedade", afirmou Aguiar.

No ponto de vista da diretora do EGP, Lena Neiva, o trabalho será o de oferecer uma formação específica aos gestores públicos, em todos os seus escalões, para, com isso, beneficiar a população que reside nos municípios administrados. "O governo estadual pensa sistematicamente as suas políticas. Estamos em um momento ímpar. É mais do que um estudo interinstitucional, com o desafio de cada órgão poder colaborar dentro de suas competências. Passa a ser intersetorial", afirmou Lena.

Início de trabalho

"Serão 530 horas aulas distribuídas em 26 cursos, em sete eixos temáticos nos próximos 20 meses a partir de agora"
Lena Neiva
Diretora da Escola de Gestão Pública

"Importante que essas ações também ajudem a despertar o controle social e o exercício da cidadania"

Francisco Aguiar
Presidente do TCM

Mais informações
Seplag - (85) 3101.3814
Seminário Prefeitos Ceará 2013 
Datas: 12 e 13 de abril, no Centro de Eventos
(85) 3433.7684/ 3433.7685

ILO SANTIAGO JR.
SUBEDITOR

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis