URCA vence seleção pública e conquista concessão de Rádio Universitária FM

A Universidade Regional do Cariri (URCA) vence seleção pública e conquista concessão de Rádio Universitária, Freqüência Modulada (FM), junto ao Ministério das Comunicações. O anúncio à Instituição aconteceu na última sexta-feira, por meio da Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica, do Governo Federal, ligada ao Ministério. A proposta de um canal que oferte uma grade de programação de valorização à cultura e à educação, no contexto do desenvolvimento regional, foi um dos principais aspectos que resultou na conquista histórica da Universidade.

Segundo a Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, a concessão foi requisitada em 2011, mas a proposta veio desde a gestão do então Reitor, Plácido Cidade Nuvens. A Reitora participará de reunião em Brasília, nos próximos dias, para assinar a documentação necessária à liberação da concessão. Ela ressalta que a luta agora é para obter recursos, destinados à montagem e qualificação da emissora, que irá se qualificar dentro das normas estabelecidas de um veículo de cunho educativo, por meio de concessão pública.

A outorga de serviço de radiodifusão sonora em Freqüência Modulada, tem fins exclusivamente educativos. A URCA concorreu com várias instituições para conquista da concessão. A proposta passou por avaliação do Grupo de Trabalho de Radiodifusão Pública e Ancilares (GTPU). A Universidade foi a única habilitada na região, dentro desse processo de concorrência. Porém, há prazo de recurso para as outras propostas concorrentes.

A Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário, Cileide Araújo, destaca a iniciativa da URCA, por mais uma grande conquista, que tem desdobramentos no que diz respeito a um importante veículo de comunicação para o Cariri, com uma programação qualificada e que estará disponibilizada, dentro dos critérios estabelecidos pelas leis que regem a radiodifusão no Brasil.

Assessoria de Imprensa



AddThis