Juazeiro do Norte (CE): Dia do Bem prioriza jovens na prevenção às drogas

Uma prestação de serviço social e educacional à sociedade do Ceará e em diversas cidades do Brasil acontece amanhã, numa promoção do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV). Será o Dia do Bem Jovem. Pelo terceiro ano consecutivo, a entidade, que possui representações também nos Estados Unidos e Europa, mobiliza milhares de voluntários na beneficência à sociedade.

Uma variada programação acontecerá nas cidades de Crato, Sobral, Caucaia, Maranguape, Itaitinga, e Cascavel, onde a UDV tem unidades administrativas no Ceará. Serão palestras preventivas quanto ao uso de drogas, oficinas, orientações jurídicas e aconselhamentos em saúde, cursos de capacitação profissional, apresentações culturais e ações sócioambientais.

No Ceará, a Unidade Beneficente Coração de Maria (UBCM), ligada ao Centro, está coordenando às atividades. Os trabalhos serão desenvolvidas também por meio de parcerias com órgãos governamentais, não governamentais e empresas privadas. Boa parte das atividades já começa a partir das 8 horas. As comunidades participam de forma gratuita.

A ideia é levar as ações para áreas onde as pessoas normalmente não têm disponíveis esses serviços. É o caso do Crato. Moradores do Sítio Campo Alegre serão beneficiados com atividades pela manhã, onde acontecerá a abertura às 8 horas, na Escola Doutora Artemise Linhares. E o Dia do bem Jovem na localidade será iniciado com a alegria do grupo de palhaços, com brincadeiras, distribuição de brindes e bombons. Também será apresentado um vídeo produzido pelo jovens do Núcleo Santa Fé do Cariri, da cidade do Crato. Palestras, oficinas, cortes de cabelo e distribuição de cestas básicas farão parte da programação, que prossegue à tarde em área do Distrito de Santa Fé.

O Núcleo Fortaleza da UDV, em Capuan, Caucaia, vai realizar palestras com autoridades médicas e da segurança pública sobre os males ocasionados pelo uso de drogas e álcool, bem como a prevenção. Será durante o "Programa do Bem", que também trará atrações como a Banda de Lata, formada por jovens da comunidade, e show com cachorro adestrado. As atividades serão desenvolvidas na Escola Maria Helena Moreira e Silva, onde haverá ainda prestação de serviços de massoterapia, reiki, consultas médicas, prevenção a DST/Aids, entre outras. A Guabi, empresa de nutrição animal, estará distribuindo folder sobre prevenção de zoonoses.

Em Itaitinga, o Núcleo Flor Divina atenderá 53 famílias da Associação dos Moradores de Caracanga. No Núcleo Tucunacá, em Caucaia, a abertura será com teatro de rua do Sesc. O dia de atividades prossegue com atendimentos em serviços públicos, oficinas, palestras, cortes de cabelo, atendimento psicológico, e outras atividades. Em Sobral, serão realizadas oficinas temáticas, mostra de vídeo e conversa sobre temas relacionados a projeto de vida, direitos sexuais e reprodutivos e prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Também realizam atividades os Núcleos Estrela Brilhante, em Maranguape, e Cajueiro Pequenino, em Cascavel.

Segundo a presidente da Unidade Beneficente Coração de Maria, Tânia Batista, o Dia do Bem Jovem é um momento de reflexão. "Iremos refletir sobre a importância da prevenção ao uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas entre os jovens e alguns temas relacionados ao cotidiano da juventude do nosso Estado e do Brasil", explica. Além disso, segundo Tânia, essa atividade representa um encontro dos voluntários da UBCM com as comunidades onde há trabalhos sociais. Todo esse empenho, conforme ela, objetiva concretizar um princípio que tem orientado as ações da entidade, de proporcionar benefícios às pessoas.

"A terceira edição em parceria com diversos órgãos será um dia de muita alegria, que contará com a participação de voluntários", afirma Márcio Verbisck, diretor de Beneficência da UDV. A diretoria geral da instituição, em Brasília, fez a abertura oficial do Dia do Bem Jovem, na última quarta-feira. Eventos como o Dia do Bem Jovem, além de promoverem ações sócio-educativas nas comunidades atendidas, fortalecem mais a relação da UDV com a sociedade civil, graças a um trabalho que já vem sendo realizado há quase 52 anos. "Refletem também, de forma simples e efetiva, um dos princípios que regem a UDV, de fazer o bem sem olhar a quem", afirma Verbisck.

Utilidade Pública
A UDV é uma religião de origem amazônica, de fundamentação cristã-reencarnacionista, presente em todas as unidades de federação e também no exterior. É uma instituição reconhecida como de Utilidade Pública Federal desde 22 de julho de 1999. O Dia do Bem foi integrado desde 2011 ao calendário anual da instituição, fundada em 1961, em Porto Velho (RO), pelo seringueiro José Gabriel da Costa. Essa ação foi realizada inicialmente pelas unidades beneficentes da UDV em Macapá (AP) e Santarém (PA).

Segundo dados históricos do Centro, as ações sociais fazem parte da UDV desde a origem. À medida que a instituição cresceu, o trabalho filantrópico ganhou maior porte e notoriedade, com diversos serviços à comunidade, como atendimentos médicos, capacitação, alfabetização de jovens e adultos, campanhas do agasalho, atendimento à saúde, entre outros. O foco principal do trabalho social da UDV é, na atualidade, a alfabetização de jovens e adultos, feita com a utilização do software livre Luz do Saber, desenvolvido em parceria com programas do Governo Federal e do Estado do Ceará.

Mais informações
Dia do Bem Jovem
Promoção da Unidade Beneficente Coração de Maria/União do Vegetal, 
em municípios do Interior, amanhã
Telefone: (85) 8834.2179

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis