Juazeiro do Norte (CE): Cidade poderá modificar estacionamento rotativo

Com menos de dois anos de implantação neste município, o sistema rotativo de estacionamento nas ruas da cidade, conhecido como Zona Azul, passa por um processo de reavaliação em Juazeiro. Desde a última terça-feira, alguns trechos do sistema de estacionamento não vêm funcionando e, ontem, de acordo com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) da cidade, foi totalmente paralisado. Uma reunião foi realizada com os responsáveis pelos serviços e, no fim da tarde, mais uma vez, representantes da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, que incorpora o departamento, estiveram reunidos com a administração municipal e Procuradoria, para avaliar a situação.

Mudanças poderão ser efetuadas no serviço, que já está implantado em várias ruas do Centro da cidade. Segundo o secretário de Segurança e Cidadania, José Renato Moura, das 450 vagas disponibilizadas, 95% estão autorizadas e em funcionamento. Os serviços estão sendo administrados por meio da empresa Famax, que venceu a licitação em 2011 para operacionalizar os serviços na cidade.

Segundo o secretário, uma portaria do prefeito Raimundo Macedo, no início da administração, estabeleceu que todos os contratos administrativos seriam suspensos para a realização de auditoria. A exceção, segundo a determinação, seria apenas para os serviços essenciais da administração. Ele afirma que esse trabalho de avaliação vem sendo realizado e mudanças deverão ser efetuadas, mas no sentido de promover melhorias nos serviços que estão implementados na cidade.

Quantidade elevada
O estacionamento rotativo no Centro de Juazeiro vinha sendo debatido há vários anos para sua implantação, principalmente pelos lojistas, por conta da grande quantidade de veículos. Depois do serviço, iniciado com 108 vagas nas ruas mais movimentadas do Centro, a população foi se adaptando.

Ontem, a notícia que se tinha era de que a direção do Demutran havia paralisado os serviços e cancelado o sistema Zona Azul. Segundo o diretor do Departamento, Jesualdo Alves Duarte, houve um grande mal entendido em relação a essa situação e o problema será contornado, mas o órgão está seguindo uma determinação superior da administração.

O secretário afirma que os termos contratuais estão sendo revistos e todo o processo de operacionalidade será estudado, como forma de manter uma melhor execução. Esse trabalho, segundo ele, deve ser realizado, por ser um momento inicial da administração. "A partir daí vamos verificar as condições de continuidade dos serviços, se o contrato continuará em vigor ou não", diz ele.

O Secretário de Segurança José Renato também classifica o Zona Azul como um bom serviço que vem sendo executado na cidade, no intuito de organizar o trânsito, principalmente numa área do porte de Juazeiro do Norte, que, diariamente, recebe condutores de várias localidades daquela região.

O processo de implantação do projeto aconteceu de forma gradativa. Os serviços foram implementados em três etapas. A primeira delas em seis quarteirões, na Rua São Pedro, entre as Ruas Alencar Peixoto e Santa Luzia e entre as Ruas Santa Luzia e Conceição; Rua Santa Luzia, entre as Ruas Pe. Cícero e São Pedro; Rua Conceição, entre as Ruas Pe. Cícero e São Pedro. Além das Ruas São Pedro e São Paulo e Rua São Paulo, entre as Ruas Santa Luzia e Alencar Peixoto. A meta inicial do projeto foi beneficiar principalmente o comércio no centro da cidade.

Terceirização
Mesmo com a resistência de alguns setores da sociedade, e outra parte querendo a inserção dos serviços, os trabalhos foram iniciados experimentalmente. A opção por terceirizar o Zona Azul se deu por conta de ser assim o gerenciamento do sistema na maioria dos locais onde houve a inserção do estacionamento rotativo. A primeira etapa teve o acompanhamento do Demutran, por meio dos agentes.

Outro projeto em sequência foi a inserção da Zona Marrom, para área de carga e descarga, um dos grande problemas também no Centro por conta da falta de horário determinado para esses serviços. Uma lei municipal foi criada para regulamentar o Zona Azul, além dos procedimentos para a realização do processo licitatório, estabelecendo a forma que irá reger a contratação da empresa.

Veículos
450 Vagas foram criadas em Juazeiro do Norte, para atender o sistema Zona Azul. Estacionamento rotativo ocupa, principalmente, as ruas do Centro.

Mais informações
Departamento Municipal de Trânsito (Demutran)
Rua Beata Maria de Araújo, S/N
Romeirão
Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3587.3305

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis