Deputados pressionam governo por ações emergenciais de combate à seca

A bancada cearense está pressionando o governo federal por ações emergenciais de combate à estiagem. Para discutir o assunto, uma reunião aconteceu ontem em Brasília entre parlamentares do Ceará e representantes do governo Dilma Rousseff, como a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

O descontentamento com as ações do governo federal contra a seca no Nordeste aumentou muito nos últimos dias. As críticas vêm, inclusive, de deputados do próprio partido da presidente, como o vice-líder do Governo na Câmara, o deputado cearense José Guimarães.

Na reunião, três propostas foram apresentadas: destinação de recursos diretamente aos municípios sem passar por secretarias estaduais, logística que garanta a distribuição de milho para alimentação animal e canalização da água de grandes reservatórios para cidades desabastecidas.

Com o recurso sendo administrado pelas prefeituras, um mecanismo de fiscalização deve ser criado para monitorar como o dinheiro será gasto. A ideia é atrair o Tribunal de Contas da União (TCU) para dar mais agilidade e transparência.

O milho, que ainda passa por problemas na distribuição, começaria a ser, segundo a proposta, entregue também através de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), o que facilitaria a chegada do alimento. Entidades de pecuaristas estimam que o Ceará recebeu cerca de 10 mil toneladas de milho ao longo de todo o ano passado em média, quando a necessidade seria de 30 mil toneladas ao mês.

Além disso, na iminência de colapso de água em pelo menos 38 municípios do Estado, o próprio abastecimento de carros-pipa poderia acabar prejudicado. A canalização e bombeamento emergenciais para cidades na região de grandes reservatórios diminuiriam a dependência dos carros-pipa.

Pacote
Ainda na reunião, a ministra Ideli Salvatti antecipou que o governo anunciará um pacote de ações contra a seca na próxima segunda-feira, 25. Um novo encontro, dessa vez apenas entre os ministros, deverá ser feita hoje para definir as propostas que, de fato, serão levadas à presidente. A expectativa dos parlamentares é que as ideias da bancada sejam incluídas dentro do pacote.

Entenda a notícia
Diante da perspectiva de que se agudize a situação climática já difícil em grande parte do Nordeste - e especialmente no Ceará -, parlamentares cearenses se reuniram com o Governo Federal para propor ações de combate à estiagem.

Fonte: O Povo



AddThis