Crato (CE): Colégio Santa Teresa de Jesus comemora 90 anos de fundação

O Colégio Santa Teresa de Jesus comemora com festa e missa para alunos e ex-alunos amanhã, seus 90 anos de fundação. A escola foi a primeira instituição de ensino privado inaugurada no Crato, município localizado a 504 quilômetros de Fortaleza, na região do Cariri. Na ocasião também será inaugurado um busto em homenagem a dom Quintino, primeiro bispo da Diocese do Crato e fundador da escola em 1923.

A diretora do Colégio Santa Teresa de Jesus, irmã Maria Sousa, conta que inicialmente a escola recebia matrículas apenas de meninas. “As moças da cidade eram matriculadas em regime de semi-internato, enquanto as que não moravam no Crato ficavam em regime de internato”, relembra.

Em 1977 a escola, que havia se tornado referência em ensino de qualidade na região, atendeu aos pedidos da população do Crato para que recebesse matrícula também de rapazes. Atualmente o Colégio Santa Teresa de Jesus reúne cerca de 500 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

A irmã Maria Sousa pontua que o objetivo da escola não é só preparar os alunos para fazer exames de vestibular, mas também fomentar educação moral, religiosa e cidadã. “Nos fazemos um trabalho dedicado, com qualidade e respeito. Desta forma abrimos caminhos para uma educação formadora e transformadora, integrando escola e vida”, diz ela.

A diretora explica ainda que o projeto de ensino é baseado nos princípios espirituais cristãos com lições práticas de ética e moral.

Comemorações
As comemorações terão início às 17h30min na sede da escola. Participarão alunos, ex-alunos, integrantes da congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus e colaboradores da escola. Durante a celebração será feita homenagem ao fundador do Colégio, dom Quintino. “Será erguido um busto dele na sede da escola”, detalha a irmã Maria Sousa.

Depois a comemoração seguirá com a realização de uma missa eucarística na Catedral de Nossa Senhora da Penha, no Centro do Crato.

Entenda a notícia
O Colégio Santa Teresa de Jesus, fundado há 90 anos por dom Quintino, foi a primeira instituição de ensino privado do Crato. Atualmente com cerca de 500 alunos, é referência de ensino de qualidade na região.

Saiba mais
Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva foi consagrado primeiro Bispo da diocese do Crato em 1915. Pároco de visão humanitária, viu necessidade de oportunizar educação de qualidade para as meninas da região.

Nasceu dia 31 de outubro de 1863 em Quixeramobim e faleceu no dia 29 de dezembro de 1929. Seus restos mortais estão na Capela de Jesus Ressuscitado, no Crato.

Serviço
90 anos do Colégio Santa Teresa de Jesus
Quando: 2 de março
Onde: Sede da escola (Rua Dom Quintino, 863 - Centro) e Igreja Nossa Senhora da Penha
Horário: 17:30 na sede da escola

Marina Solon

Fonte: O Povo



AddThis