Ciência relaciona chuvas com São José e o equinócio

A certeza de inverno para este ano se torna cada vez mais distante. Quanto a isso, a ciência apenas confirma um prognóstico. A passagem do equinócio marca a mudança da estação para o outono, no hemisfério sul. Apesar das preces pela chuva que pode marcar um bom inverno para o senso comum, no Dia de São José, neste 19 de março, prevalece para a meteorologia com um ano de chuvas incipientes, abaixo da média e de forma isolada para o Estado do Ceará.

Devoção é associada com esperança de início de período chuvoso Foto Honório Barbosa

Essa foi a previsão divulgada no final de fevereiro, pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Com a estiagem, municípios no Estado já vivenciam racionamento. São inúmeros os animais que já morreram em função de fome e sede, com a falta de água e alimentos nos reservatórios.

Mito
A meteorologista Cláudia Rickes desmistifica a crença sertaneja, ao afirmar que a data do dia 19 nada tem a ver com o inverno. "Na verdade, prevalece o prognóstico", disse ela. Segundo a técnica, esse é um momento em que os raios solares são mais fortes no Nordeste, e principalmente no Ceará, por estar mais próximo da linha do Equador.

Com isso, passa a ser atingido com maior intensidade. Isso acontece um pouco antes do dia 20 de março, data que marca o equinócio, ou até alguns dias depois. É nesse mesmo período que ocorrem as mudanças de estação nos hemisférios. No Norte, entra a estação da primavera.

Em todo o Nordeste, há o clamor do agricultor pela chuva, pelo menos para garantir um pouco de água nos reservatórios e amenizar os efeitos da seca no sertão. Para o agricultor Francisco Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, esse tem sido um momento de grande sofrimento para as pessoas que sobrevivem do que tiram do campo. A esta altura, segundo ele, não há praticamente a possibilidade de se ter bons rendimentos na agricultura. "Mesmo com essa realidade, a gente nunca perde a fé e nem a confiança em Deus, em São José", diz ele.

Amenizar
Para o agricultor, uma boa chuva nesse momento é muito bem vinda. "Pode não trazer mais um bom inverno, mas com certeza ameniza o sofrimento das pessoas", enfatiza. Chico Alves conhece bem de perto essa realidade que o homem do campo tem vivenciado. "É de muito sofrimento, para quem espera apenas do céu a chuva chegar para plantar e colher", afirma.

Aos 63 anos, seu Chico Alves, com a experiência de uma infância vivida no campo, afirma que jamais vivenciou o que está acontecendo. Os dois últimos anos consecutivos de poucas chuvas, tem resultado na morte de milhares de animais no Estado. "Caso não chova, acredito que pelo menos 60% dos animais, vão morrer de fome esse ano, porque não temos onde buscar o alimento", constata o agricultor.

A ciência é irredutível diante da crença. A realidade dos estudos meteorológicos destaca a distância entre as duas coisas. "Se chover no dia 19 não há correlação com inverno. Não indica que as coisas vão mudar. Por enquanto o que se tem é essa realidade, com base em estudos", diz Cláudia, ao destacar o respeito da instituição, mesmo com essa perspectiva, ao agricultor cearense.

As mudanças climáticas, conforme o agricultor José Roberto Ferreira, do distrito de Arajara, em Barbalha, têm sido uma forma de também abalar um pouco a fé do agricultor por bons tempos de chuva. Para ele, hoje é muito difícil perceber sinais de inverno, por conta dessas oscilações. "A gente fica um pouco desacreditado", mas acrescenta que o importante mesmo é se apegar a fé. "É o que nos resta nesse momento", completa.

A fase que caracteriza o inverno no Estado começa no final de janeiro e se prolonga até o mês de maio. Na previsão dada pela Funceme, as chuvas este ano estarão abaixo da média. O anúncio tem se confirmado. Para o agricultor, não há mais possibilidade de se fazer um replantio, a esta altura da fase de estiagem. A safra está comprometida. "Mas seria essencial, nesse momento, pelo menos produzir o pasto e juntar água", diz ele.

Capacidade
Os açudes Manoel Balbino, em Juazeiro do Norte, e Mari, em Crato, estão com a capacidade mínima. Segundo o presidente do Sindicato, o maior reservatório de água no Município cratense está com 10% do volume de água que consegue acumular. "Se não chover de março até o mês de maio, com certeza vai ser um ano que nunca vi em minha vida", lamenta. Ele lembra que mesmo com a dificuldade de inverno enfrentada ano passado, por esse mesmo período já se via gente debulhando feijão. "Esse ano não tem nada", diz.

Mas, mesmo assim, destaca o otimismo do sertanejo, o homem de fé. Para ele, o agricultor sempre acredita no quem vem de bom, porque ele depende da agricultura. É humilde, é simples. "Só sabe essa realidade quem convive. O agricultor é um ser ofrido. A fé sustenta e isso é muito bom", afirma. A variação do dia de equinócio de primavera e de outono pode variar de ano para ano, devido o ano ter 365 dias e algumas horas.

Fenômeno acontece a partir do dia 21
Entre o dia 20 ou 21 e março de cada ano, acontece o equinócio, que representa a mudança de estação no hemisfério sul, para o outono, e no hemisfério norte, para a primavera. Com isso, a duração do dia é idêntica à da noite e os hemisférios norte e sul recebem a mesma quantidade de luz. Isso ocorre durante duas vezes ao ano, normalmente nos dias 21 de março e 23 de setembro.

É um período do ano, em que a temperatura aumenta significativamente. A crença popular atribui o Dia de São José, no próximo dia 19 de março, como data determinante para se confirmar o inverno. Ao padroeiro do Estado cearense, o sertanejo rende as suas últimas esperanças, com orações e várias manifestações de fé em todo o Estado.

Isso se explica, por ser um período do ano em que a luz solar incidirá com maior intensidade sobre um dos hemisférios, alternando em outra parte do ano, conforme o movimento do planeta. No entanto, em dois dias do ano, a Terra se situa em pontos onde os raios solares incidem perpendicularmente à linha do Equador, proporcionando a mesma distribuição de luz para os dois hemisférios, caracterizando o equinócio.

Mais informações
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crato
Rua Pedro II, 56 - Centro
Crato - CE
Telefone: (88) 3523.3809

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis