Agricultores retornam ao plantio no Interior

Com as chuvas que caem na maioria dos municípios do Estado, muitos agricultores retornam ao campo para realizar, em alguns casos, o replantio das culturas do milho e feijão, na expectativa da continuidade das precipitações e de uma colheita produtiva, diferentemente do que ocorreu no ano passado, devido à estiagem.

A esperança também é fruto da fé depositada no padroeiro do Ceará, São José, que segundo os agricultores, é o responsável pela mudança climática e pelas chuvas que começam a molhar a terra. "Eu rezei muito pedindo pra São José mandar chuva. E ele ouviu minhas preces. Desde terça-feira que chove. A terra já está molhadinha e nós já começamos a plantar milho, feijão e arroz", diz a agricultora Ivoneide Pereira de Morais, residente na localidade de Iborepi, na zona rural de Lavras da Mangabeira.

O plantio foi feito em cerca de três tarefas e, segundo ela, havendo manutenção das precipitações, a colheita será favorável. "A gente plantou tarde. Aqui se planta a partir do mês de janeiro. Como não choveu no início do ano, só deu pra plantar agora. Mas, se a chuva continuar a molhar o chão, a colheita estará garantida", explica.

Em Jamacaru, distrito de Missão Velha, a chuva também renovou o ânimo dos agricultores. Para o agricultor José Feliciano, o inverno será melhor que o do ano passado. Na visão do rurícola, a chuva caída no Dia de São José comprovaria a configuração da quadra invernosa.

"Aqui todo mundo acredita que foi São José quem mandou a chuva", diz, com sorriso no rosto. Neste ano, ele plantou milho, feijão e capim sorgo. Afirma que a expectativa é o milho já poder ser colhido no mês de junho. "A esperança é que já se tenha pamonha e canjica na festa de São João e São Pedro. Se a chuva continuar, vamos ter uma grande festa por aqui", comemora.Na região de Várzea de Pedra, distante cerca de 2km da sede do município de Aurora, o agricultor José Constantino da Silva Neto, plantou cerca de seis tarefas de milho e capim. "Eu não plantei feijão este ano porque acredito que já esteja tarde para o plantio da cultura. Mas milho e capim não deixei de plantar", diz.

Constantino é outro sertanejo que acredita ser de São José a graça pelas chuvas que estão molhando a região. "São José não falhou no dia dele. E ele vai continuar mandando chuva, se Deus quiser", profetiza. Ele espera colher neste ano cerca de 70 sacas de milho. O peso de cada saca é de 60 quilos. "Se o inverno continuar, dá pra colher uma boa safra", aposta.

Outro que também divide a expectativa de boa safra é o agricultor Cícero Joaquim dos Santos, que plantou milho e feijão em uma área de aproximadamente duas tarefas. "Não vai mais parar de chover. São José já colaborou, e vai colaborar mais ainda. Esse ano vai ter milho e feijão no nosso Ceará", avalia.

Além da condição para o plantio, as chuvas trazem também certo acalanto em relação à problemática vivida pelos animais. Em algumas regiões, devido às precipitações, já é possível perceber o gado pastando.

"Ainda é ralinho. Mas o mato vai crescer e haverá como alimentar o gado", diz o agricultor. Segundo ele, devido à estiagem, muito animais morreram de fome e de sede. "Dá pena olhar o animal definhando, devido à falta de água e pasto. Tomará que as chuvas continuem, que São José nos abençoando e que não falte água nem pra roça nem pra criação", espera.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis