Juazeiro do Norte (CE): Gestores públicos debatem políticas de saneamento

Problemáticas enfrentadas pelos municípios relacionadas ao saneamento básico e o encaminhamento dos resíduos sólidos das cidades começam a ser debatidas no Interior do Estado, durante seminário de sensibilização, para a 5ª Conferência Estadual das Cidades.

O evento será realizado em setembro, na Capital, e reúne temáticas como a habitação e mobilidade urbana. Os avanços no setor de saneamento ainda são poucos, conforme alguns gestores da região. Vários segmentos da sociedade estiveram reunidos, além de representantes de 28 cidades do Cariri.

No Ceará, de acordo com o secretário das Cidades, Camilo Santana, há apenas 35% do Esgotamento Sanitário, 53% desse percentual em Fortaleza. É um desafio, segundo ele, apesar dos financiamentos existentes para esta finalidade. Camilo Santana afirma que o seminário tem o objetivo finalidade de sensibilizar os prefeitos.

O secretário afirma que as cidades precisam sediar as conferências municipais, e o Estado vai realizar oito encontros nas macrorregiões, mostrando a importância dos municípios realizarem suas conferências.

"Esse é um momento de avaliar as políticas que estão sendo implementadas, entre elas a do saneamento básico, e trabalhar os desafios para resolver problemas dos resíduos sólidos, saneamento,entre outros. No Cariri estão sendo concluídos 10 planos de saneamento municipais. São quase R$ 7 milhões investidos na elaboração.

Exigência
Conforme o secretário, essa é uma exigência do governo, para futuros repasses. Há uma parceria da Secretaria das Cidades com a Associação dos Prefeitos do Estado do (Aprece), para realização de planos em municípios que tenham a população até 20 mil habitantes.

As necessidades apresentadas por meio do plano, insere a universalização do abastecimento de água, atendimento com redes de esgoto, drenagem urbana e o tratamento dos resíduos sólidos. Os debates iniciadas envolvem gestores de 28 cidades do Cariri e gestores de várias instituições e segmentos da sociedade. Mas as discussões continuam hoje, em Tauá e, amanhã, em Sobral. Cada encontro pretende reunir prefeituras das regiões, representantes de entidades civis e movimentos populares, a fim de discutirem ações que fomentem o desenvolvimento e crescimento das cidades.

Para o titular da pasta, o intuito do seminário é auxiliar os gestores das localidades acima de 20 mil habitantes a desenvolver planos diretores municipais.

"Os encontros são fundamentais para discutir e garantir o avanço das cidades do interior do Estado", ressalta Camilo. Segundo o prefeito de Araripe, Humberto Germano Correia, o saneamento básico, tais como rede de esgotos e aterros, ainda é um dos maior e problemas relacionados às administrações.

No Nordeste, a situação se torna mais grave, porque o saneamento começa pala água potável, conforme o gestor. Ele cita cidades como Araripe, Campos Sales e Potengi, com grandes problemas relacionados ao abastecimento até para o consumo humano. As soluções, conforme o prefeito, não são fáceis por não haver água no subsolo.

Mais informações
Secretaria das Cidades
Av. Gal Afonso Albuquerque Lima
Edifício Seplag - 1ºAndar
Cambeba
Fone: (85) 3101.4488

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

AddThis