Hospital do Cariri já fez mais de 80 mil atendimentos

O Hospital Regional do Cariri (HRC) ultrapassa os 80 mil atendimentos desde que foi inaugurado, em abril de 2011. São cerca de 200 atendimentos diários nos setores de urgência e emergência. Um dos objetivos da implantação da unidade era de descongestionar, principalmente, os atendimentos de alta complexidade, em Fortaleza. Serviços pioneiros na área da saúde pública foram implantados pelo hospital no Interior, como a ressonância magnética em pacientes do SUS.

Essa finalidade, segundo a direção do equipamento, vem sendo cumprida. Está em fase de implantação a Unidade de AVC. O Cariri será a primeira da região, depois da Capital, a realizar o tipo de procedimento. Depois, o serviço será implementado no Hospital Regional Norte, em Sobral.

No HRC, o corpo clínico foi treinado e está sendo montada a estrutura atendimentos na região. Segundo a diretora do hospital, Demostênia Coelho, todos os setores propostos para atendimento por meio do HRC estão em pleno funcionamento. Segundo ela, atualmente são recebidos pacientes de toda a região, inclusive de localidades mais distantes. Isso ocorre, normalmente durante as romarias, em que os fiéis recorrem ao serviço.

São quase seis mil usuários mensais, incluindo as cirurgias eletivas, o primeiro serviço implantado. Outros tratamentos específicos, voltados para a área de cirurgias eletivas, também estão sendo implementados atualmente, a exemplo de procedimentos em ombros e cotovelos.

Só em 2012, foram realizados 49.028 atendimentos na emergência. Somado aos 28.945 feitos nos quatro primeiros meses de funcionamento do HRC em 2011, que vai de 23 de agosto ao final de dezembro, o número sobe para 77. 973 atendimentos.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, no balanço de 2012, outro número que chama atenção é o de exames. Chegou a 27.978. Nesse total, estão incluídos exames complexos, como ressonância magnética que antes do HRC era realizada apenas na Capital, considerado a rede pública no Estado. Fechou o ano passado com 1.561 ressonâncias magnéticas, contribuindo para diagnósticos mais precisos de pacientes do Cariri. O número de tomografias computadorizadas é bem maior, chegou a 7.072 procedimentos.

Construído em Juazeiro do Norte, o HRC assiste a população dos 44 municípios da macrorregião do Cariri, que contempla as regiões de saúde de Juazeiro, Crato, Brejo Santo, Iguatu e Icó. O HRC foi o primeiro hospital público da rede estadual construído no Interior.

O HRC tem o perfil de unidade regional e cumpre a proposta de atender todos os 1,5 milhão habitantes da macrorregião. Com 382 leitos e uma área de 57 mil metros quadrados, é o maior do interior da região Nordeste.

A diretora do HRC, Demostênia Coelho, afirma que os leitos da unidade estão praticamente lotados o tempo todo. "Quando sobra uma vaga, há três ou quatro pacientes na fila", afirma. O hospital é referenciado para cidades do Centro-Sul, a exemplo de Icó e Iguatu, e todo o Cariri. Hoje, funciona com praticamente toda a sua capacidade de atendimento, além de ser hospital escola, por meio de parceria com vários cursos de formação de profissionais de saúde da região, como Faculdades de Medicina e cursos de Enfermagem.

Rede estadual
Mais dois hospitais públicos, também regionais, vão compor a nova rede de atendimento no Estado. Em Quixeramobim, está em construção o Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central. Em Maracanaú, será construído o Hospital Regional Metropolitano. A proposta, além de atender Fortaleza, assistirá a população dos municípios da Região Metropolitana. Com perfil híbrido entre HGF e IJF, fará atendimento em diferentes especialidades como faz o Hospital Geral de Fortaleza, da rede da Secretaria da Saúde do Estado, e em traumas, como o IJF, da rede pública municipal.

Mais informações
Hospital Regional do Cariri (HRC)
Rua Catulo da Paixão Cearense, S/N T
Triângulo
Juazeiro do Norte - Cariri
Telefone: (88) 3566.3600

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis