Eleitor faltoso já pode ir ao cartório

O Estado do Ceará conta com um total de 72.738 títulos eleitorais a serem cancelados porque os eleitores deixaram de votar nas três últimas eleições consecutivas e não justificaram a ausência (para efeito de ausência o segundo turno é considerado uma eleição). Quem não comparecer a um cartório eleitoral para regularizar a sua situação até o próximo dia 25 de abril terá o título cancelado.

O prazo para regularização começou ontem. Na central de atendimento ao eleitor, em Fortaleza, o atendimento foi considerado normal. A relação das pessoas com o título passível de cancelamento pode ser consultada na sede do cartório onde o eleitor está inscrito. Em Fortaleza 25.741 títulos eleitorais estão sujeitos ao cancelamento.

A Justiça Eleitoral, por e-mail, não avisa ao eleitor com o título pendente de cancelamento. O eleitor pode consultar a sua situação no portal de informações do TSE na parte "serviços ao eleitor". A relação dos faltosos, no entanto, somente é fornecida na sede do cartório. Portanto, sem os dados específicos do eleitor uma pessoa não pode consultar, via internet, se um parente ou amigo que está viajando ou reside no exterior está em situação irregular.

Atendimento
A chefe da central de atendimento ao eleitor, em Fortaleza, Ingrid Barbosa, informa que em situações dessa natureza e também no caso de deficiente que não votou nem justificou é necessária a presença de alguém para consultar a relação dos faltosos. Em Fortaleza a central de atendimento ao eleitor funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ao lado do Fórum Eleitoral Desembargador Péricles Ribeiro, localizado na Avenida Almirante Barroso, 601, Praia de Iracema.

O Estado do Ceará é um dos que contam com maior quantidade de títulos a serem cancelados, perdendo apenas para São Paulo - 372.441; Rio de Janeiro - 145.867; Bahia - 132.503; Minas Gerais - 122.134 e Pará com 96.283.

Dentro do Estado, além de Fortaleza, os municípios com maior quantidade de eleitores que devem regularizar a situação do título são: Caucaia - 1.952; Juazeiro do Norte - 1.812; Maracanaú - 1.464 e; Sobral com 1.060 títulos a serem cancelados.

Em função da quantidade de eleitores chega a chamar a atenção a situação de alguns municípios como é o caso de São Benedito com 725, Guaraciaba do Norte com 677 e Ipueiras com 599 títulos eleitorais passíveis de cancelamento. Na relação divulgada pelo TSE com o quantitativo de títulos a serem cancelados, por Município, não consta os nomes dos municípios de Antonina do Norte e Umirim.

Para alguns políticos, o grande número de pessoas nessa situação deve-se também ao fato de alguns já terem morrido e ainda não ter havido a comunicação oficial à Justiça Eleitoral e alguns outros que mudaram de domicílio eleitoral, no próprio Estado ou fora dele. Os eleitores realmente faltosos são aqueles que engordam as listas de abstenções registradas nas eleições tanto municipais quando estadual.

O eleitor que não regularizar a sua situação eleitoral sofre uma série de restrições, entre elas, não poderá ser candidato a cargo eletivo, não poderá tirar passaporte, realizar concurso público nem se matricular em instituição de ensino público.

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis