CRATO EM FOCO - Últimas notícias

Prefeitura do Crato retoma obra da Ponte da Vila São bento
A prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Infraestrutura, deu início às obras da Ponte da Vila São Bento, no último domingo, com a presença do prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Marttos. Depois de vários transtornos causados à população, o prefeito decidiu logo que iniciou a sua administração, que todos os aspectos relacionados à obra da ponte fossem avaliados, para que os serviços fossem retomados e os moradores não ficassem prejudicados por mais tempo.

Mesmo com as chuvas, a ordem foi dar início à ponte. Segundo o secretário de Infraestrutura, José Muniz, foram necessários vários ajustes para que os trabalhos fossem reiniciados. A ponte de 8,60 metros por 30 metros deverá estar concluída em cinco meses de construção. Estão sendo investidos, por meio de projeto junto ao Governo Federal, R$ 792 mil. A obra é do Ministério da Integração Nacional, em parceria com a administração Municipal. O projeto havia sido iniciado com cerca de 10% dos serviços encaminhados.

Parceria do Pronatec e Prefeitura do Crato garante formação técnica para dezenas de jovens
Um projeto responsável pela formação de centenas de jovens de várias localidades do Crato foi aberto na noite de ontem, com aula inaugural, na sede do SEST - SENAT, em Crato. Trata-se do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Em solenidade com a presença de secretários da administração municipal do Crato, representantes de órgãos como o Sine, Senac, SEST SENAT, dentre outras instituições, além da primeira-dama do Crato, Gilvania Mattos, e do Vice-Prefeito, Raimundo Filho, as aulas foram iniciadas.

Na ocasião, os alunos de cursos a serem ministrados, como os de auxiliar administrativo, promotor de vendas, mecânico de motos e frentista, receberam material didático, que utilizarão durante as aulas, e também serão beneficiados com uma bolsa-auxílio.

A estudante Maria do Socorro Gonçalves, do curso de almoxarife, comemora a oportunidade de estar em uma das turmas, por meio da parceria do SEST – SENAT e a administração municipal do Crato. Segundo ela, o auxílio estará voltado ao custeio do transporte para levá-la até o local das aulas. A estudante reside na Vila São Bento e realizará suas aulas na Vila Alta. “Sem dúvida, uma grande oportunidade que estou tendo”, ressalta.

Compartilha da mesma ideia a estudante Patrícia Matos, que recebeu material do curso da primeira-dama do Crato, Gilvania Mattos. Ela destacou o apoio que vem sendo dado aos estudantes para obter a formação e disse que com essa chance só não participa dos cursos quem realmente não quer ter uma formação.

O coordenador da Unidade do SEST – SENAT, Calaman Liberal, destaca a importância da parceria com a prefeitura do Crato, que apenas se inicia, com a nova administração. Ele destacou palavras de incentivo aos jovens, com a oportunidade de iniciar os cursos de formação técnica para o mercado de trabalho, ressaltando a importância do esforço de cada participante para a conclusão do objetivo.

Já a Secretária Adjunta da Secretaria de Assistência Social do Crato, Elisangela Rodrigues Leite Moura declarou a sua satisfação da efetivação da parceria, para só então as formações se efetivarem na prática. O Vice-Prefeito ressaltou a importância da cidade proporcionar a capacitação dos jovens, no intuito de garantir melhores oportunidades futuras.

Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude desenvolverá o LEVE Arte Contemporânea  
O Laboratório de Estudos, Vivências e Experimentos em Arte Contemporânea – LEVE Arte Contemporânea, de iniciativa do artista/educador Alexandre Lucas, que iniciou em 2011 nas escolas públicas da cidade do Crato, agora será desenvolvido através Núcleo de Artes Visuais da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato.

O LEVE Arte Contemporânea tem o  objetivo de contribuir com o Ensino de Artes na cidade, a partir de ações voltadas para estudantes do Ensino Médio. A ideia é proporcionar, uma vez por semana, atividades que consistirão em aulas dialogadas, leituras de textos, manipulação de acervo de arte contemporânea, rodas de conversas com artistas, visitas a atelier, centros culturais, galerias, espetáculos e manipulação de novas tecnologias e mídias para a  produção de intervenções urbanas e performances. 

O Projeto atenderá também a estudantes universitários que desenvolverão atividades de monitoria e professores de Artes da rede pública, os quais serão convidados a participar de momentos de formação pedagógica sobre o Ensino de Artes.   

O inicio das inscrições será na primeira semana de Março.

Serviço:
Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude  do Crato
Telefone: (88) 3523-2365
End.: Rua Theopisto Abath, s/n
Núcleo de Artes Visuais
Laboratório de Estudos, Vivências e Experimentos em Arte Contemporânea – LEVE Arte Contemporânea

Assessoria de Imprensa / PMC



AddThis