Crato (CE): Abertura das festividades para São José será amanhã

Começam, amanhã, as atividades religiosas de homenagem ao padroeiro do Ceará, São José. A abertura estadual dos festejos será realizada com uma celebração em Fortaleza, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, onde os devotos deverão reunir-se para pedir as bênçãos e a proteção do religioso.

O ato religioso vai ser presidido pelo padre Joaquim Ivo dos Santos. Este ano, a festa tem o tema "Com São José testemunhamos a força e a beleza da fé". Ao todo, nas 12 paróquias dedicadas a São José no Estado, estima-se que hajam mais de 120 mil devotos.

O santo é o patrono da Igreja Católica, por ter sido o pai adotivo de Jesus Cristo e esposo de Maria. Segundo a Bíblia, José foi um homem justo e fiel a Deus, sendo um modelo para as famílias. Por isso foi o escolhido pelos católicos para ser também o Padroeiro do Ceará.

Apego
No território cearense, o São José também é padroeiro das cidades de Missão Velha, Potengi, Catarina, Trairi, Granja e Ubajara. Entretanto, na região Metropolitana de Fortaleza existem as localidades de Caucaia, Lagoa Redonda, Edson Queiroz, Castelão e Maracanaú com paróquias dedicadas a ele.

Segundo o Padre Joaquim Ivo, o povo cearense apegou-se ao santo por ele ser aquele que na história religiosa contribuiu para o crescimento de Jesus Cristo. De acordo com o censo 2000, o Ceará é o segundo Estado brasileiro com maior proporção de católicos, que são 84,9% da população. Os evangélicos somam 8,2%, os espíritas apenas 0,4%, os membros de outras religiões 0,9%, e os sem religião, 3,8%.

Festejos
Anualmente, a ocasião da abertura das celebrações de São José é marcada pelo reencontro dos filhos do Município de Missão Velha que residem na capital. No ato, eles recebem a imagem do santo, que hoje encontra-se na residência de um devoto e seguem em procissão até a igreja de Nossa Senhora de Fátima. Lá, a estátua será colocada no Altar Mor para devoção. O momento é marcado pela confraternização dos missãovelhenses. A programação começa no próximo dia nove, quando a Igreja Católica da cidade realizará o novenário em prol de São José.

A programação inicia-se com a "Seresta da Amizade", no Cariri Club. No dia seguinte, a primeira novena, na Igreja de Matriz de São José acontece às 20 horas. No dia 15, a paróquia vai organizar o mutirão de confissões. No total, 15 padres da diocese estão atendendo os fieis e os preparando para a Páscoa. Já no dia 16, as rainhas de São José irão desfilar pela Praça da Matriz. O desfile será animado por shows de bandas regionais. No domingo (17), o cantor e compositor Jota Farias fará uma apresentação religiosa. Na última noite de novena (18), os visitantes da cidade, as pastorais e os movimentos de paróquias irão reunir-se para celebrar a fé e confraternizar. Porém, o ápice da festa é no dia 19, quando às 5 horas da manhã a população faz uma grande alvorada acompanhada de bandas cabaçais.

Em seguida, ocorre a primeira missa. Já as 9 horas, é cumprida a missa solene, que deverá atrair aproximadamente 20 mil pessoas. Ao meio dia, os fiéis fazem uma salva de fogos. No encerramento, às 16 horas, todas as mais de 40 comunidades da paróquia trazem suas imagens do padroeiro para acompanhar a última procissão.

Após a caminhada, na Igreja da Matriz haverá a bênção das imagens e a do Santíssimo Sacramento, além do sorteio de prêmios e show pirotécnico.

Pela noite, a expectativa de público é de 20 mil pessoas. Cada celebração conta com a participação de notários, entidades, comunidade e órgãos do poder público. As missas serão presididas pelo bispo Diocesano Dom Fernando Panico. Durante o novenário, também acontecem as alvoradas festivas, a reza do oficio de São José, pregações, além das quermesses com comidas típicas da região Sul do Estado, feira de artesanato, apresentações de grupos folclóricos e vários shows religiosos. De acordo com o Padre Joaquim Ivo, o novenário é o momento em que os devotos podem exaltar a fé e renovar os laços com a igreja.

"Esse é um momento de muita emoção, onde a gente percebe que o agricultor e as famílias vêm mostrar sua fé e agradecer o que passou durante o ano, além de pedir a proteção para mais uma caminhada. O Ceará vai estar em festa", revela.

Pela igreja presumir que José tenha morrido nos braços de Maria e na companhia de Jesus, ele é considerado o protetor da boa morte. Mas o santo ainda detêm outros títulos como o de patrono universal da Igreja, dos carpinteiros, dos pais e da justiça social.

O dia oficial de São José é 19 de março, quando todos os católicos realizam celebrações em sua memória e no Ceará é feriado estadual. A data é véspera do solstício. Na cultura popular, é um dos pontos de referência para previsão do inverno.

Os profetas das chuvas afirmam que "Se chove no mês de São José, o inverno é quase certo". José era carpinteiro e considerado um homem compassivo e carinhoso.

Mais informações
Igreja Matriz de São José
Praça Monsenhor Horácio, 93
Centro
Missão Velha
Telefone: (88) 3542-1214

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis