15 videoclipes que marcaram época

Até os anos 1970, o videoclipe não era um formato tão famoso no mundo da música. Mas depois do dia 1º de agosto de 1981, esta história começou a mudar. Foi quando nasceu a MTV nos Estados Unidos. Desde então, muita coisa mudou na música pop – mas o videoclipe continua cumprindo um papel fundamental para a divulgação de uma banda.

Para comemorar os 22 anos da MTV Brasil (comemorado no sábado, dia 20), nós separamos alguns clipes marcantes que o canal ajudou a popularizar.

Michael Jackson – Thriller (1981)
É a obra-prima do rei do pop. Confessa que você também já arriscou uns passinhos da coreografia numa pista de dança.


a-ha – Take On Me (1985)
Inovador para a época, o clipe mistura desenhos com filme e, claro, dancinhas típicas dos anos 1980. Marcou não só a década como a carreira do a-ha.



Madonna – Like a Prayer (1989)
Convenhamos, Madonna pintou e bordou com seus clipes lá nos anos 80 – e foi difícil escolher só um. “Like a Prayer” venceu pelo efeito surpresa: afinal, tem  Jesus negro e outras polêmicas com a simbologia cristã.



Nirvana – Smells Like Teen Spirit (1991)
Um dos grande hinos grunge não tem um clipe tão elaborado assim. Mas o vídeo emplacou nas paradas da TV por um bom tempo.



Beastie Boys – Sabotage (1994)
Os Beastie Boys sempre curtiram se fantasiar para os clipes, que têm uma pegada bem escrachada e meio amadora. Sabotage inspirou muitos outros artistas e é referência até hoje.



Backstreet Boys – Everybody (Backstreet’s Back) (1997)
“Qual é oseu Backstreet favorito?” era uma pergunta muito comum na década de 1990. A boy band mais icônica foi buscar lá em Thriller a inspiração pra esse clipe que faz todo mundo dançar. (PS: claro que era o Kevin).



Britney Spears – …Baby One More Time (1998)
Quando ela surgiu, tinha pinta de boa moça e era a personificação do sonho americano. Aí mostrou que não era tão inocente, terminou com o Justin, beijou a Madonna e raspou a cabeça. Mas ainda tem muitos fãs.



Beyoncé – Single Ladies (Put a Ring on It) (2008)
Além de ter uma filha com nome de cor, Beyoncé dança que é uma coisa. E por isso esse clipe ficou marcado e a coreografia foi reproduzida em quase todas as baladas do mundo. Quem liga pra Destiny’s Child?



Lady Gaga – Bad Romance (2009)
Lady Gaga estourou com Poker Face, mas Bad Romance é o clipe mais icônico da loira. Com figurinos de Alexander McQueen e coreografia memorável, não passa despercebido.



Radiohead – Lotus Flower (2011)
Radiohead não é uma banda nova, aliás, já tem 24 anos de estrada. Mas quando Thom Yorke decidiu fazer sua dancinha nesse clipe, vixe, a banda praticamente renasceu. Fez tanto sucesso que viralizou e virou meme.



Gotye – Somebody That I Used to Know (2011)
Começou como um fenômeno hipster, estourou nas rádios e hoje até sua vó canta. O clipe tem dezenas de paródias no Youtube e até o pessoal do Saturday Night Live entrou na brincadeira. E não adianta xingar se você ficar com a música na cabeça. De novo.



Carly Rae Jepsen – Call Me Maybe (2012)
Essa é pra vocês amaldiçoarem essa lista mesmo, muahaha. A música mais grudenta de 2012 (até agora) tem mais paródias e versões do que é possível contar e isso levando em conta que é obra de uma novata no rolê. Agora, vai: hey, I just met you!


Fonte: Superinteressante


AddThis