TV aberta em 2013: vai passar alguma coisa que preste ou tá difícil?

Com a chegada de um novo ano algumas novidades surgem nas telas da TV aberta. Por se tratar de uma época de férias, os canais não-pagos buscam investir em entretenimento de (discutível) qualidade e adquirem os direitos de vários seriados — mesmo que resolvam, no meio do caminho, interromper a transmissão das séries compradas. Mas, desrespeitos à parte, é possível encontrar algumas coisas interessantes na programação destas emissoras. Veremos, então, o que podemos aproveitar, em 10 canais da TV aberta, neste início de ano:

GLOBO
A Vênus Platinada começa a sua safra de novas séries com um verdadeiro tiro no pé: Nas terças feiras, a fracassada e cancelada "Terra Nova". Sugiro você nem começar a acompanhar, pois a série foi detonada sem desfecho. Na sequência, com transmissão nas quartas-feiras, a atração "The Good Guys" ganha espaço, mesmo com somente uma temporada curta produzida. As quintas-feiras ficarão com as histórias de "Castle", cujo sucesso nos Estados Unidos já garantiu uma 5ª temporada ao programa (essa sim, vale a pena assistir). E, fechando a semana, as sextas-feiras serão preenchidas com a exibição de "Body of Proof" (ou "Prova do Crime"), que nos EUA já está em sua segunda temporada. Lembrando que todas estas séries vão ao ar logo após o "Jornal da Globo".

Nas madrugadas de sábado, o canal traz a animação "American Dad". Neste sábado, dia 05 de janeiro, a Globo transmite o episódio de número 100, marco da 6ª temporada, logo após o "Altas Horas". A produção, atualmente, está em sua 8ª temporada nos EUA.

Produções originais do canal, como "A Grande Família" e "Tapas & Beijos" estão de férias, sem previsão de retorno. "Louco Por Elas" retorna no dia 22 de janeiro, após "Salve Jorge". E, no dia 24 de janeiro, conforme já avisamos anteriormente, a nova série de Miguel Falabella, "Pé na Cova", tem sua estreia programada.

SBT
A emissora de Silvio Santos é, talvez, a que mais investe em programação seriada. Sempre, em algum horário, poderemos encontrar alguma série sendo exibida. Para 2013, o canal preparou novidades. A primeira delas é a estreia de "Suburgatório" (no original, "Suburgatory"), que vai ao ar nas madrugadas de quinta-feira. Para o domingo, a partir do dia 13/01, teremos a exibição de "True Blood", drama vampiresco que chega ao universo da TV aberta pela primeira vez, com a exibição da 1ª temporada, logo após "De Frente Com Gabi".

Na programação vespertina, no ar há algum tempo, o SBT começa com "Um Maluco no Pedaço" ("The Fresh Prince of Bel-Air", com Will Smith), sempre às 12h45 (exceto nos domingos). Depois a emissora exibe "As Visões de Raven" (o original é "That's So Raven"), de segunda a sábado, a partir das 12h30. E, também, de segunda a sábado, às 13h45, a família Kyle toma conta em "Eu, a Patroa e as Crianças" ("My Wife & Kids").

As madrugadas do canal são preenchidas com uma variedade enorme de séries. Quem abre a sessão de "Tele Seriados" é a comédia "Dois Homens e Meio" ("Two & a Half Men", agora com Ashton Kutcher), em horários variados. Segundas: 00h45; terças: 01h30; quartas, quintas e sábados: 01h45; e as sextas: 02h.

Para os fãs da comédia nerd mais querida de todos os tempos, "Big Bang: A Teoria" (ou simplesmente "The Big Bang Theory") é exibida de segunda a sábado, em horários alternativos. Às 02h45 na segunda; às 01h45 na terça-feira; na quarta, quinta e sábado a partir das 02h15; e na sexta às 02h30.

"Gossip Girl: a Garota do Blog", sucesso adolescente, vai ao ar nas segundas-feiras, sempre às 02h45. Em seguida, o SBT exibe "Filha Adolescente, Mãe Desesperada" (tradução livre de "I Hate My Teenage Daughter"), já cancelada, com somente 9 episódios gravados. Nas terças-feiras, às 02h45, a programação é preenchida com "Hellcats — Líderes de Torcida" (ou somente "Hellcats", no original); às 03h30, é a vez de "Hank", comédia já encerrada, estrelada por Kelsey Grammer (de "Boss", "Frasier", "Back to You"). O seriado é inédito na TV paga, um privilégio da TV aberta.

"A Lei de Harry" ("Harry's Law"), com Kathy Bates, todas as quartas-feiras, a partir das 03h.

Nas quintas-feiras, às 02h45, "Chuck" rouba a cena com as aventuras de um agente secreto — e atrapalhado. Nas sextas, as madrugadas são sobrenaturais e a emissora transmite o drama dos irmãos Winchester, "Sobrenatural" ("Supernatural") e, na sequência, é a vez de "Fringe". Às 05h, o seriado "O Círculo Secreto" ("The Secret Circle") conta a história de Cassie.

Nos sábados, a partir das 21h30, a produção nacional "Supernanny" chega aos milhares de lares para ensinar pais a educar seus filhos. Às 02h30 "Elas e Eu" (suposta tradução de "All of Us") tem a chance de entreter os gatunos. Depois, às 03h15, "Eve" (ou a traduzida "Alfinetadas") toma conta da programação. Por volta das 04h15, Will Smith retorna com "Um Maluco no Pedaço". E, fechando a madrugada, no raiar do dia, é a vez de "Arnold" (ou "Diff'rent Strokes, no original) saudar os telespectadores.

Já os domingos são mais sérios: a partir da 01h, Patrick Jane, ou "O Mentalista", dá o ar da graça (a previsão é de que a atração saia do ar com a chegada de "True Blood"); depois Lilly Rush e sua equipe de investigadores resolvem casos esquecidos em "Arquivo Morto" ("Cold Case"); fechando a semana dos "Tele Seriados", o canal exibe a fracassada "Alcatraz", produção de J. J. Abrams, mais ou menos pelas 03h da matina.

Claro que, tradicionalmente, o SBT não deixa de fora exibições diárias do seriado mexicano "Chaves", de segunda a sexta, sempre por volta das 18h30. No sábado, logo às 06h da manhã o garoto do barril já alegra os matutinos. E domingo, para quem não dorme até tarde, a turma da Vila aparece às 09h.

BAND
A rede Bandeirantes de televisão não é a melhor no quesito séries. Mas na tentativa de concorrer com as outras emissoras, os chefões resolveram adquirir os direitos de grandes produções, incluindo a aclamada, elogiada, amada e idolatrada "The Walking Dead". A partir da quarta-feira, 09 de janeiro, sempre às 22h30, será possível acompanhar a saga incansável dos zumbis.

Um dia antes, na terça, 08 de janeiro, a estreia do seriado épico "Roma" ("Rome") marca a tentativa da Band de resgatar um público sedento por produções de época. Será às 22h30. E, de segunda a sexta-feira, às 21h30, teremos o retorno de "Os Simpsons" na TV aberta. Depois de passar pela Globo e pelo SBT, a animação encontrou um teto fixo na Band.

O horário matutino, que abriga o "Band Kids", ganha uma nova atração: "iCarly". A série teen já está no ar desde o dia 1º de janeiro e conta a história de Carly Shay, uma garota de treze anos que mora com o irmão mais velho em Seattle. A produção é da Nickelodeon e, com 6 temporadas, foi cancelada no fim de 2012, com 95 episódios produzidos. A Band vai transmitir os capítulos de segunda a sexta, por volta das 10h50.

Dedicando um espaço na grade vespertina, a Band investiu na aquisição dos direitos de exibição de "Power Rangers" (versão no Espaço), transmitindo a série de ação de segunda a sexta, às 13h. Na sequência, "Cavaleiros do Zodíaco", animação japonesa que ainda encanta jovens e adultos, ganha espaço na programação. Outro desenho que tem espaço dedicado é "Dragon Ball GT", lá pelas 14h15.

E para quem sente saudades da clássica "Família Dinossauros", é possível acompanhar Dino e sua família todas as terças-feiras, às 12h30. Outra animação, presente de segunda a sexta, às 15h, no canal, é "Futurama", dos mesmos criadores de "Os Simpsons". Às 15h50 o super clássico, nível vovô, "Popeye", também dá as caras por lá.

A programação noturna acontece de quarta a sábado, sempre às 21h20, quando temos a chance de conferir as piadas de "Mr. Bean". No ar há muitos anos, a curta série de — acredite — 20 episódios, tem seus minutos garantidos na emissora, logo depois daqueles programas religiosos básicos, super conhecidos na tela da Band.

Durante a madrugada, o canal exibe o drama "Família Soprano" ("The Sopranos"), estrelado por James Gandolfini. A família de mafiosos vai ao ar de terça a domingo, por volta das 02h25. E, nos mesmos dias, logo depois do drama familiar, é a vez dos crimes, drogas e violência de "A Escuta" (ou, no original, "The Wire"). Fechando a madrugada, um tanto quanto mista, temos "The Bernie Mac Show" (ou na versão traduzida: "Um Tio da Pesada"), sitcom estrelada pelo comediante Bernie Mac.

RECORD
A emissora da Igreja Universal, que um dia já foi uma grande investidora em seriados americanos, hoje é a pior de todas, ganhando somente da RedeTV!. Nas segundas-feiras, à 00h15, acompanhamos "Aprontando na Índia" (ou "Outsourced", que, inclusive, estreia hoje, 03/01, no TBS, com o nome de "Alô, Alô, Índia"), produção cancelada, de somente 22 episódios. Nas terças, no mesmo horário, temos a ilustre presença de Horatio Caine e toda a equipe de "C.S.I.: Miami". As quintas-feiras, também à 00h15, contamos com o médico mais famoso da TV: "House".

Em algumas afiliadas da Rede Record é possível assistir "Todo Mundo Odeia o Chris", porém, a exibição oscila bastante de acordo com a região, visto que algumas das retransmissoras optam por não exibir a série.

E estas são as opções de seriados da emissora do bispo. Diz a lenda que as coisas podem melhorar em março, com a suposta estreia de produções como "Smash" e "Grimm". Mas, até lá, se quiser aprender um pouco sobre desobsessão, sintonize todas as madrugadas. Fica a dica.

REDETV!
Apenas para desencargo de consciência: a emissora aberta mais xexelenta do Brasil exibe a versão brasileira homônima do humorístico "Saturday Night Live", todos os sábados, à 00h30. Com a saída de Rafinha Bastos do programa, não se sabe muito sobre o destino da atração. Rumores garantem que uma segunda temporada já foi encomendada.

E aos domingos, às 20h30, a RedeTV! transmite a versão original de "Jornada nas Estrelas" ("Star Trek"). Mas não devemos nos animar muito, pois ao fazermos uma pesquisa rápida na internet, descobrimos que o canal não costuma manter séries ativas por muito tempo.

TV CULTURA
O canal público, de produção educativa, já foi um grande parceiro dos fãs de seriados. A TV Cultura foi a responsável, no Brasil, pela chegada da série britânica "Doctor Who". Infelizmente, o programa não está mais no ar (mas boatos dizem que logo deve retornar). Além disso, a emissora transmite "As Aventuras de Sarah Jane", de segunda a sexta, a partir das 20h15. A atração de ficção científica também é uma produção britânica, que foi cancelada após 5 temporadas, com 55 episódios produzidos.

Outros programas do canal são "Caçadores de Mitos", produção do Discovery Channel, que atualmente, nos Estados Unidos, encontra-se em sua 11ª temporada. Os episódios são exibidos de segunda a sexta-feira, sempre às 19h30. A animação clássica "As Aventuras de Tintim", produzida entre 1992 e 1993, faz parte da emissora desde 1995, sendo transmitida de segunda a sexta, às 18h45 e aos domingos, às 14h.

Claro, não poderiam faltar os velhos conhecidos "Doug" e "Cocoricó". O eterno apaixonado pela Pattie Maionese, originalmente lançado em 1991, marca sua presença de segunda a sexta, às 14h. E Julio e a bicharada do sítio, figurinhas marcadas da TV Cultura desde 1996, aparecem de segunda a sexta, às 11h30, agora com convidados especiais.

Produção original do canal, "Pedro e Bianca", criada por Cao Hamburger, mostra o cotidiano de dois irmãos gêmeos adolescentes que estudam numa escola pública e são de uma família de classe média baixa. A exibição é semanal, sempre aos domingos, às 14h30. É uma pena que produções clássicas como "Castelo Rá-Tim-Bum", "X-Tudo" e "Mundo de Beakman" não façam mais parte da grade de programação da Cultura.

MTV
A comunicadora pseudo-musical, que um dia deu certo e divertiu milhares de fãs da música, hoje repete uma programação falida irregular. Porém, é nela que podemos acompanhar as novas histórias da animação adulta "Beavis & Butt-Head", que ficou 14 anos fora do ar. A transmissão acontece todas as terças-feiras, às 23h30, com reprises à 00h45 da terça, à 00h30 das sextas e às 22h dos domingos.

A produção nacional "Fudêncio" também merece um pequeno destaque. A animação é exibida todas as quintas-feiras, às 23h15. As reprises acontecem no sábado, às 02h45 e na segunda, por volta da 01h15.

CNT
Uma minúscula emissora de TV, com apenas uma única série em toda a sua grade de programação. Mas não é uma série qualquer. Estamos falando da premiada "Law & Order: Special Victims Unit" (traduzida como "Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais"). A exibição acontece nas terças, quartas, quintas e sextas-feiras, às 21h50. Nos domingos, o programa vai ao ar um pouco mais cedo: às 21h30. O restante da programação é preenchida por programas de cunho religioso, educativo, musicais sertanejos, produções jornalísticas, além de atrações esportivas, entre outras variedades.

REDE BRASIL
Esta emissora ainda não é muito conhecida do público, mas está disponível desde 2007. E, para os saudosistas de plantão, suas séries são, no mínimo, um deleite. Embora a programação seja um pouco inconstante, é possível acompanhar aquelas produções japonesas que marcaram infância, como "Flashman" (segundas, às 13h30), "Jiban" (terças, às 13h30), "Ultraseven" (quartas, às 13h30), "Jiraya" (quintas, às 13h30) e "Changeman" (sextas, às 13h30). De segunda a sexta, às 12h e às 18h30, o canal transmite "Zorro", versão de 1957, com dublagem dos anos 1990. A série também é exibida as sextas, às 21h, aos sábados, às 15h e nos domingos, às 18h.

"O Incrível Hulk", de 1977, também faz parte da grade da Rede Brasil, de segunda a sexta, às 20h. Outras séries que compõem a programação: "Os Pioneiros" (de 1974) vai ao ar de segunda a sexta, às 15h e nas segundas, às 21h; "Terra de Gigantes" (1968, terças, às 21h); "O Túnel do Tempo" (1966, quartas, às 21h); "Além da Imaginação" (1959, quintas, às 21h); "CHiPs" (1977, sábados, às 21h); e "Viagem ao Fundo do Mar" (1964, domingos, às 21h).

Outras diversões ficam por conta de "O Elo Perdido" (1974), que é exibida de segunda a sexta, às 12h30 e nos sábados, às 14h30; "A Noviça Voadora" (1967), também de segunda a sexta, às 07h30 e nos domingos, às 07h; "Os Monkees" (1966), de segunda a sexta, às 18h, sábados, às 15h30 e domingos, às 13h; "A Mulher Biônica" (1976) aos sábados, às 19h; "Daniel Boone" (1964) aos domingos, às 11h; e "Super Máquina" (1982) nas madrugadas de sábado, às 01h15. Claro que todos estes horários estão sujeitos a modificações sem aviso prévio pela emissora.

ULBRA TV
Talvez ainda menos conhecida do que a Rede Brasil, a Ulbra TV é uma humilde rede de televisão, com origem no Rio Grande do Sul, hoje sendo retransmitida em vários estados do país. Muitos dos programas exibidos na Rede Brasil também fazem parte da Ulbra TV, entre eles: "Daniel Boone" (segunda, às 10h30 e domingo, às 05h30); "O Elo Perdido" (terça, às 10h30); "Terra de Gigantes" (quarta, às 10h30); "Túnel do Tempo" (quinta, às 10h30); "A Mulher Biônica" (sexta, às 10h30); "Zorro" (segunda, às 05h40 e sábado, às 14h); e "Super Máquina" (quinta, às 05h40 e domingo, às 23h).

Outras novidades são "Buffy, a Caça Vampiros", de segunda a sexta, às 12h15; o clássico "MacGyver", todas as terças, às 05h40 e aos domingos, às 14h; e, inesperadamente, a emissora exibe a série britânica "Poirot", especializada em desvendar crimes, baseada na obra de Agatha Christie. A atração vai ao ar as quartas-feiras, às 05h40 e na meia-noite de sábado. O seriado ainda é produzido e está em sua 13ª temporada.

Fonte: Acidez Mental

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis