Romero Jucá desiste e Eunício é o novo líder do PMDB no Senado

O cearense Eunício Oliveira (PMDB-CE) será o novo líder do PMDB no Senado Federal pelos próximos dois anos. Eunício sucederá Renan Calheiros (PMDB -AL) na função. O PMDB é a legenda de maior representatividade na Casa, somando 20 parlamentares eleitos.

Eunício Oliveira foi aclamado líder pelos demais parlamentares peemedebistas durante a tarde de ontem, após a desistência do senador Romero Jucá (PMDB - RR), seu adversário na disputa pelo cargo.

O novo líder peemedebista detalha que, de início, obteve 16 dos 20 votos dos senadores componentes da bancada peemedebista. “Mas ao ver o resultado da votação, o senador Romero Jucá desistiu do pleito e eu fui aclamado ao cargo, obtendo assim 20 dos 20 votos”, explica.

O senador Eunício Oliveira diz que seu objetivo como líder partidário será aprovar no Senado Federal matérias de interesse nacional, atualizar leis e códigos, e buscar desburocratizar o país.

Romero Jucá teve sua candidatura apoiada inicialmente por Renan Calheiros. No entanto, um acordo recente encabeçado pelo senador alagoano e o atual presidente do Congresso Nacional, José Sarney (PMDB - MA), definiu entre os parlamentares peemedebistas posicionar Eunício na liderança do partido e Jucá como 2º vice-presidente do Senado na chapa de Renan Calheiros, que concorre à presidência da Casa.

A liderança peemedebista de Eunício Oliveira fortalece a atual posição de destaque do Ceará no Legislativo nacional. Ele soma-se quatro líderes parlamentares cearenses no Congresso Nacional. Tamanho destaque cearense no Congresso não era visto desde o início do governo do ex-presidente Lula (PT).

Para além disto, o fato de Eunício Oliveira estar à frente do PMDB no Senado Federal também fortalece o parlamentar a uma possível disputa à vaga do governador Cid Gomes (PSB) em 2014, cargo de desejo do senador.

Ceará no Congresso
Os demais líderes cearenses partidários no Congresso Nacional são: José Guimarães (PT) e André Figueiredo (PDT), como líderes das respectivas legendas na Câmara dos Deputados; Inácio Arruda à frente do PCdoB no Senado; e José Pimentel (PT) como líder do governo Dilma Rousseff (PT) no Congresso.

Na próxima semana, haverá eleição para o cargo de líder dos líderes dos blocos partidários. Estará em disputa o comando dos líderes de todas as bancadas partidárias do Congresso. Neste pleito, que será votado por todos os parlamentares da Casa, Eunício Oliveira conta que sua expectativa é também sair vencedor.

Entenda a notícia
O PMDB possui 20 senadores, o que faz dele o maior partido no Senado, na frente do PT, que tem 18 parlamentares. A força da sigla se reflete no nome que irá comandá-lo na Casa. Por isso, a função de líder é bastante cobiçada.

Fonte: O Povo



AddThis