Juazeiro do Norte (CE): Devoção à Irmã Dulce atrai fiéis na Festa das Candeias

A imagem é em resina, tamanho natural, além de um relicário, com o pedacinho do osso da costela do “Anjo Bom da Bahia”. A presença da imagem da “Bem-aventurada Dulce dos Pobres”, durante os festejos de Nossa Senhora das Candeias, em Juazeiro do Norte, chama a atenção de romeiros do Nordeste. Os fiéis querem tocar a imagem e a relíquia. Acreditam na santidade da freira que, em 2010, foi beatificada.

O Ceará passa a ser o primeiro Estado a receber a imagem peregrina no Brasil. Chegou por Fortaleza, e agora em Juazeiro do Norte, na terceira maior romaria da cidade. Também receberão a imagem os municípios de Missão Velha, Brejo Santo, Porteiras e Quixadá. Na terra do Padre Cícero, sacerdote que também tem pedido de restabelecimento de ordens sendo examinado no Vaticano, a imagem percorreu igrejas como a de Nossa Senhora de Lourdes, conhecida como Igreja de São Miguel, e a Basílica de Nossa Senhora das Dores. Ontem, passou pela Capela do Socorro, onde estão sepultados os restos mortais do Padre Cícero.

A recepção dos romeiros tem sido importante para o reconhecimento da imagem, que será divulgada em várias partes do Brasil, conforme o vigário paroquial da basílica, padre Aureliano Gondim. As pessoas que chegavam na matriz, mesmo sem saber de quem era a imagem, se ajoelhavam para rezar e buscavam tocar no relicário. Segundo a dona de casa Rosa Maria, as pessoas que estavam chegando perguntavam de quem era a imagem. “Normalmente, são os próprios romeiros que fazem esse primeiro reconhecimento, mas a maioria das pessoas já ouviu falar nela”, afirma.

O padre afirma que a igreja, tanto na beatificação e no processo de canonização para levar a santidade, exige que a pessoa seja instrumento na vida de alguém para o milagre. São mais de 1.500 relatos, repassados à Santa Sé, somente da beata. Depois da beatificação, a igreja decidiu fazer uma peregrinação, com a imagem em tamanho real. O padre explica que a relíquia normalmente é alguma parte do corpo da possível santa e algum objeto pessoal. “A visita é para torná-la conhecida em todo o Brasil e promover essa devoção”, diz ele. A imagem chegou a Juazeiro do Norte no último domingo. Somente no fim da tarde de ontem seguiu para a cidade de Missão Velha.

Depois de beatificada, conforme o pároco, já se permite a devoção e que a beata Dulce se torne padroeira de igreja. “Estamos na caminhada com toda a igreja, para o processo de canonização, que está em tramitação no Vaticano”, diz ele. O padre destaca a importância de propagar a devoção. A imagem retornará a Salvador e passará por diversas dioceses do Nordeste e do Brasil.

A professora Lurdes Gomes, de Juazeiro do Norte, afirma que, pelo fato da cidade ser turística, é importante a vinda da imagem, porque só vem mostrar que o povo de Juazeiro preza esse tipo de devoção. “A imagem vem enriquecer a fé das pessoas”, afirma. Ela conhecia a história da beata apenas de forma superficial, mas a reconhece como uma mulher de fé e que procurou ajudar as pessoas para terem uma vida mais digna. A imagem continua no Ceará até o dia 6 de março. Depois, será levada para Aracaju, no Estado de Sergipe.

Relatos
O processo de canonização de irmã Dulce encontra-se na fase de recolhimento de relatos de graças, que se iniciou no dia 10 de dezembro de 2010, quando o Papa Bento XVI assinou o decreto de beatificação. Os relatos mais contundentes dos milagres serão avaliados por peritos médicos, para ser iniciado o processo de canonização.

Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes, a irmã Dulce, morreu em 13 de março de 1992, pouco antes de fazer 78 anos.

Mais informações
Secretaria da Basílica de Nossa Senhora das Dores
Rua Padre Cícero, 147
Centro - Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3511.2202

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis