Governo do RJ desiste de demolir antigo prédio do Museu do Índio

Após muita polêmica, o governador Sérgio Cabral desistiu de derrubar o antigo prédio do Museu do Índio, no Maracanã, Zona Norte do Rio, conforme informou a assessoria de imprensa do órgão. Ainda segundo o governo, o imóvel será tombado e reformado depois que os índios deixarem o local.

A empresa que vencer a licitação da concessão do Estádio do Maracanã, que fica ao lado, vai ser responsável pela reforma do prédio. A decisão do governador foi antecipada na coluna de Ancelmo Góis, no jornal O Globo. A desocupação do local deve ser feita nesta segunda-feira (28), como mostrou o RJTV.

No sábado, a Justiça concedeu uma liminar que impedia a demolição do prédio. Segundo a Justiça, as liminares haviam sido concedidas pela primeira instância da Justiça Federal a pedido da Defensoria Pública da União (DPU), que ajuizou duas ações civis públicas. Segundo informações do processo, no terreno do antigo museu viveriam índios de diferentes etnias.

O museu funcionou no local de 1910 até 1978. O edifício, que ocupa área de cerca de 1600 m², está desativado há 34 anos. O Governo do Estado pretende usar a área para atender exigências da Federação Internacional de Futebol (FIFA), referentes à adequação do estádio do Maracanã para receber os jogos da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014.

Comissão do governo visitou museu
Na terça-feira (15), uma comissão formada por representantes da Secretaria estadual de Direitos Humanos e da Secretaria de Assistência Social esteve no casarão que abriga o museu para ouvir as reivindicações dos índios.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, autorizou a derrubada, contrariando um parecer do conselho municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural do próprio município, que recomendou - em dezembro de 2012 - a manutenção do imóvel, alegando a importância histórica.

Em nota, a Prefeitura informou que busca conciliar os diversos interesses públicos em questão e a reurbanização do entorno do Maracanã para a Copa e, por isso, atendeu a solicitação de demolição feita pelo governo do estado.

Polêmica
A polêmica sobre o destino do imóvel começou em outubro de 2012, quando o governo do estado anunciou possíveis mudanças no entorno do Maracanã, para que o estádio pudesse receber a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Pelo projeto da Casa Civil, o Maracanã seria transferido para iniciativa privada, que deveria construir um estacionamento, um centro comercial e áreas para saída do público. Para isso, alguns prédios ao redor do estádio deveriam ser demolidos, entre eles o casarão do antigo Museu do Índio.

Fonte: G1



AddThis