Gestores do Cariri vão usar recursos em obras de infraestrutura

Crato
O prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, diz que a fase de transição de governo não auxiliou em muito a sua equipe, ao reconhecer o início de uma gestão atribulada. Ele chama a atenção para o fato de que faltaram repasses de informações precisas a respeito das finanças, infraestrutura e obras em andamento na cidade. Devido a isso, após tomar posse, o novo gestor suspendeu o atendimento ao público na Prefeitura, por um período de três dias. A justificativa para a medida foi a organização interna da casa. Serão feitos uma análise e um levantamento das necessidades, dos débitos e dos compromissos do município, assumidos pela gestão anterior, para que o funcionamento das atividades se mantenha.

Na administração atual, as modificações se iniciam com o enxugamento do quadro de funcionários. Sobre os contratos vigentes, os de maiores impactos serão mantidos. Um dos gargalos da gestão é a infraestrutura da cidade, que é precária. Segundo Ronaldo, o setor da saúde está entre um dos principais problemas, já que não houve avanços relevantes nos últimos anos.

Como estratégias para tentar minimizar as demandas da população, vai adotar medidas de qualificação dos profissionais que atuam na área, avaliar o que impede a realização de exames médicos, na rede municipal, a distribuição gratuita de medicamentos e os atendimentos nos Postos de Saúde da Família (PSFs). Quanto a verbas aplicadas na saúde, o prefeito revelou que vai averiguar a quantia que era aplicada por Samuel Araripe e, se necessário, irá investir um valor maior. De acordo com o gestor, alguns contratos que não trazem benefícios relevantes aos cidadãos cratenses serão anulados imediatamente.

Ronaldo Gomes de Mattos já afirmou que, de início, não fará nenhuma mudança radical. Para ele, as modificações na gestão precisam acontecer gradativamente. Somente após seis meses à frente do executivo planeja deixar todos os setores em ordem. Na iminência de um período de chuvas, o gestor já se prepara para enfrentar obstáculos. A cada inverno, o município, que tem geografia irregular, sofre com a ação das águas. Muitos problemas como alagamentos, desabamentos e a existência de várias áreas de risco são frequentes. O que acarreta a proliferação de doenças e demanda uma atenção maior das autoridades.

Com a entrada do novo prefeito houve uma mudança quase absoluta do secretariado. Apenas o secretário José Muniz manteve-se na Secretaria de infraestrutura. Entretanto, a pasta foi subdividida, assim como as de educação, saúde e ação social. A iniciativa tem como base os modelos adotados pelos governos do estado e federal, que vem dando certo nos últimos anos e tendo aceitação da população. O desafio da gestão é calçar e sanear toda a cidade.

"Vamos priorizar o que o nosso povo está querendo. A nossa expectativa é de muito trabalho para organizar o município e dar prioridade total à saúde. Nós vamos buscar parceria com os Governos do Estado e Federal para fazer o que for preciso pelo Crato", disse Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos.

Juazeiro do Norte
Os novos gestores encaram como o grande desafio promover qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos. Em Juazeiro do Norte, o prefeito Raimundo Macedo, no intuito de dar um impulso aos serviços de atendimento à saúde e limpeza urbana, teve que decretar emergência de 90 dias. Segundo o gestor da maior cidade da Região Metropolitana do Cariri (RMC), o desafio se apresenta perante à população de dar segmento aos serviços de atendimento básico, mas ao mesmo tempo é necessário realizar um levantamento de como se encontram as finanças. Depois disso, pretende dar segmento aos projetos, que serão elaborados para essa gestão.

Uma das principais promessas de campanha do governo municipal juazeirense é a construção de um hospital municipal, já que um dos maiores problemas, classificados conforme uma pesquisa da equipe do atual prefeito, na cidade, é o atendimento à saúde. Mesmo com a conquista do Hospital Regional do Cariri (HRC), que prioriza os atendimentos de urgência, emergência e alta complexidade, ainda não foi possível sanar a problemática. O Hospital Santo Inácio, fechado na cidade a menos de um ano, poderá servir de solução imediata, enquanto um novo não é construído.

Tanto o Santo Inácio como o Hospital Tasso Jereissati poderão ser, segundo Raimundo Macedo, readequados nesse primeiro momento para suprir a carência de atendimento. Outro desafio para esse momento é limpar a cidade. A limpeza sistemática não esteve em funcionamento nos últimos dias e há acúmulo em vários pontos. Outro aspecto está relacionado à melhoria da iluminação pública.

Será nesses primeiros 90 dias, que o prefeito Raimundo Macedo afirma que irá priorizar os projetos que deverão ser executados para os próximos anos. Ressalta, ainda, que será dada continuidade aos convênios firmados pela administração anterior. Para ele, a transição aconteceu de forma muito superficial e sem os dados mais aprofundados da atual situação da prefeito. "Por conta disso, não podemos apresentar projetos mais definidos agora, mas apenas depois dessa fase emergencial", diz. A educação, por conta das greves, segundo o prefeito, terminará as aulas em fevereiro, e o ano letivo na cidade será iniciado apenas no mês de março.

Barbalha
A cidade de Barbalha foi a única do triângulo Crajubar (Crato, Juazeiro e Barbalha) que reelegeu o prefeito. Voltou ao poder público municipal o prefeito José Leite. Na sua ordem de prioridades está a conclusão de obras iniciadas na primeira gestão, como o mercado público municipal, a construção de novas creches, educação, saúde e geração de empregos.

O prefeito afirma que dará continuidade à obras como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), irá concluir a revitalização e sinalização do centro histórico, em parceria com o Governo do Estado. Outro ponto importante será a infraestrutura das ruas, como novos calçamentos e um anel viário, para desafogar o centro da cidade. No caso do mercado público, será a terceira etapa de construção, já que Barbalha inaugurou o matadouro local.

Será inaugurado na cidade, ainda neste semestre, o projeto de revitalização do centro histórico, com novos calçamentos, sinalização e iluminação no centro. Esse projeto vem sendo desenvolvido em parceria com o Governo do Estado e o gestor pretende, dentro dessa parceria, padronizar as calçadas das casas do dentro da área mais antiga do município.

"Queremos oferecer um serviço melhor qualificado, na saúde e educação de Barbalha", disse o prefeito. Ele disse que uma nova avaliação dos setores será realizada, com sua equipe de governo, e traçará planos para os serviços que ele considera mais imediatos nas áreas de atendimento básico à população.

YAÇANA NEPONUCENA/ ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTERES 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis