Crato (CE): Jornalista Francisco José recebe homenagens

Encerradas na manhã de ontem, nesta cidade, uma série de homenagens prestada ao repórter da Rede Globo, Francisco José de Brito, nascido no Crato e hoje conhecido como "repórter dos cinco continentes". Ele veio ao Cariri receber a Medalha do Mérito Bárbara de Alencar, maior do Município, e a comenda Frei Carlos Maria de Ferrara, da Câmara Municipal. Além disso, foi empossado no Instituto Cultural do Cariri (ICC), na cadeira do jornalista João Brígido dos Santos.

Ele veio ao Cariri acompanhado da sua esposa e também repórter da emissora, Beatriz Castro. A última homenagem aconteceu no gabinete da Prefeitura, quando o jornalista descerrou a foto do seu pai na galeria dos prefeitos, o coronel Francisco José de Brito, que há 100 anos foi gestor na cidade. Com recepção de boas-vindas do coral da Sociedade de Cultura Artística do Crato (Scac), o jornalista se emocionou várias vezes, recordando da sua infância na cidade, onde permaneceu até os 11 anos, quando se deslocou com a família para residir no Pernambuco, após a morte do pai.

Geopark Araripe
A solenidade de posse no ICC aconteceu no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (Urca). Na instituição, Fracisco José recebeu homenagens do Geopark Araripe, pela contribuição na divulgação do projeto e das riquezas naturais e culturais da região.

De acordo com o jornalista, ao ter acesso aos fósseis da região em feiras de São Paulo, percebeu a necessidade de começar a denunciar o tráfico de fósseis em suas matérias, veiculadas no Jornal Nacional, da Rede Globo. A partir dessas denúncias, a Polícia Federal passou a atuar de forma mais intensiva no combate aos fósseis. "O Geopark Araripe veio consagrar esse trabalho", disse ele.

O jornalista atua há 37 anos como repórter da Globo e contabiliza em seu currículo mais de duas mil reportagens, percorrendo desde o Polo Norte ao Polo Sul. "Não sei nem se estou à altura desse reconhecimento, porque sou um simples repórter. Talvez seja por esse trabalho, a minha trajetória profissional", diz.

Eternidade
Ele afirma que não sabe se realmente é merecedor de tantas homenagens. Pela primeira vez, segundo ele, adentrou ao prédio da Prefeitura, acompanhado do prefeito, Ronaldo Gomes de Matos, e familiares.

"Nunca tinha recebido tantas homenagens de um dia para outro em minha vida. Para mim, esse momento representa uma eternidade", afirma entusiasmado o jornalista.

O repórter assumiu a cadeira número 17. João Brígido, um dos ocupantes, foi o fundador do jornal "O Araripe", veículo pioneiro no Estado do Ceará, em 7 de julho de 1855, e depois o jornal "O Unitário", de Fortaleza. A cadeira que será ocupada pelo jornalista cratense, Francisco José, já pertenceu também ao jornalista Nertan Macedo e ao advogado Emídio Macedo Lemos, já falecidos.

A solenidade de posse teve à frente o presidente do ICC, professor José Huberto Tavares de Oliveira, e como orador oficial, o jornalista Antônio Vicelmo, que festejou o reencontro, com uma homenagem não apenas ao profissional, mas o amigo. A beca foi entregue pela sua esposa.

Trabalho
O jornalista se notabilizou pelo seu trabalho desenvolvido em nível nacional. Já esteve na sua região de origem por várias vezes, onde realizou reportagens de grande repercussão, abordando temáticas diferenciadas, a exemplo das riquezas natural e cultural do Cariri. Um vídeo em homenagem ao repórter, produzido por Beatriz Castro e apresentado pelo jornalista Sérgio Chapelin, foi exibido no final da solenidade, com depoimentos de jornalistas como Pedro Bial, que destaca a atuação do profissional como inspiração no início de sua carreira.

Sotaque
O repórter foi o primeiro jornalista no Brasil a impor o sotaque de sua região na maior emissora do Brasil. Mesmo com a resistência que teve conseguiu vencer esse obstáculo e se projetar nacionalmente. Foi presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Esportivo, cobriu guerras como a das Malvinas e percorreu praticamente todo o mundo.

Mais informações
Prefeitura do Município do Crato
Largo Júlio Saraiva, S/N
Telefone: (88) 3521. 9600
Região do Cariri

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis