Crato (CE): Em meio a festejos, Reisados ganham as ruas da cidade

Grupos de reisados, bandas cabaçais e do coco, além de lapinhas vivas, se uniram, no fim da tarde de ontem, no município do Crato, Região do Cariri, para comemorar o Dia de Reis. A concentração do cortejo ocorreu na Praça Siqueira Campos e, depois, saiu pelas principais ruas da cidade.

Na Praça da Sé houve a Louvação ao Divino e a comemoração do Dia de Reis, com as apresentações dos grupos e dos mestres da cultura popular. No calendário religioso, o Dia de Reis é aquele em que se lembra a visita dos reis magos ao menino Jesus.

Todo ano, no Crato, os grupos se reúnem para celebrar a data e fazer com que a cultura popular seja notada e tenha mantida suas expressões. Participaram seis reisados, duas bandas cabaçais, maneiro pau, duas lapinhas e três grupos de coco.

A ideia foi transformar ruas e praças em um grande terreiro, tais quais os quintais dos mestres da cultura. O intuito do evento foi o de vivificar as manifestações tradicionais da cultura popular, apresentando seus saberes, seus fazeres, suas danças e seus movimentos encantatórios, numa grande roda com a participação intensa do público.

Segundo Dane de Jade, Secretária de Cultura do Crato, essa ação reafirma a identidade cultural caririense. “Precisamos caminhar na luta para salvaguardar o patrimônio cultural brasileiro, revigorar nossas manifestações e mantê-las por meio de ações coletivas. São dessas tradições que a cultura se alimenta. A cultura possui o que se costuma chamar de fecundidade, ela tem a capacidade de dar origem, de propiciar algo, de instigar”, afirmou.

O evento foi uma promoção da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) do Crato.

Tarso Araújo

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis