Barbalha (CE): Cidade é eleita Capital da Festa de Sto. Antônio

Uma das principais referências alusivas ao "Santo Casamenteiro" no Brasil, passa a ser, por lei, a Capital Cearense dos Festejos de Santo Antônio. Barbalha, no Sul do Estado, foi contemplada com o reconhecimento, por meio do projeto de Lei 96/2012, de autoria da deputada Fernanda Pessoa. A lei foi sancionada pelo governador Cid Gomes. O secretário estadual das Cidades, Camilo Santana, e o secretário estadual do Turismo, Bismarck Maia, assinaram a sanção da lei, que deverá ser publicada em Diário Oficial do Estado nos próximos dias. A cidade também aguarda o reconhecimento do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Vários levantamentos já foram realizados por pesquisadores e estudiosos, além dos técnicos do Iphan, para o tombamento da festa, que a cada ano cresce em número de participantes, principalmente durante o tradicional carregamento do pau da bandeira. Desde o ano passado que os moradores aguardam com expectativa o registro no livro de tombo do conselho nacional do órgão.

Com lei, a cidade de Barbalha tornou-se a nova capital no interior do Estado, com reconhecimento de seus valores sócio-culturais. No Cariri, mais dois municípios têm esse reconhecimento, por meio de projetos de lei, voltados para características locais, como o Crato, reconhecido por lei como a Capital da Cultura, e Santana do Cariri, a Capital da Paleontologia.

A festa, que homenageia o padroeiro do município, é uma das maiores manifestação religiosas e culturais do Nordeste. Todos os anos, durante o mês de junho, as ruas, igreja e casas ficam enfeitadas e a cidade entra em festa, abrindo as portas para receber centenas de visitantes. Nas calçadas, as famílias reúnem-se para contemplar o reisado, os poetas e as dezenas de artistas locais que se apresentam nas ruas e nas praças. "É uma verdadeira festa popular. É lindo de se ver e viver. A cidade e as pessoas ficam em festa com a efervescente cultura e a religiosidade local. O reisado, por exemplo, leva cor, música, dança e poesia por toda a cidade. Já fui, já participei e fiquei emocionada com a beleza da festa e com a alegria das pessoas em festejar", destaca a deputada Fernanda Pessoa.

Para ela, é uma grande alegria ver o reconhecimento do tradicional festejo. "A festa de Santo Antônio em Barbalha representa a cultura e religiosidade da cidade, das pessoas. É uma comemoração bonita, forte, que emociona todos que participam. Manter essa tradição viva e reconhecida oficialmente fortalece ainda mais os festejos e valoriza a crença daquelas pessoas", destaca a republicana.

A celebração é uma das maiores festas juninas do Brasil, reunindo mais 350 mil pessoas. Durante os festejos, 61 grupos folclóricos e outros para-folclóricos desfilam pelo Corredor Cultural de Barbalha. A festa tem início com o dia do Pau da Bandeira, tradição local com mais de 100 anos de existência. Neste dia, o primeiro da Festa de Santo Antônio, os homens devotos vão às cinco horas da manhã em busca do mastro, escolhido na mata dias antes. Em 2012, optaram por um jacarandá, com cerca de 24 metros 2,5 toneladas, indicado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). Acompanhados por uma multidão de pessoas, os homens trazem o pau da bandeira nos ombros, por seis quilômetros, até a frente da Igreja matriz de Santo Antônio para hastear a bandeira do padroeiro e simbolizar que a cidade está em festa.

Durante os 15 dias os grupos de reisados e artistas local e nacional apresentam-se na cidade. No dia 13 de junho os festejos são encerrados, com a procissão de Santo Antônio, que reúne milhares de pessoas vindas de todas as comunidades do município, cidades do Cariri e várias localidades do Brasil.

A festa é uma realização da Prefeitura e tem o patrocínio do Banco do Nordeste, Chesf, Governo do Estado do Ceará e Governo Federal.

Participação
350 mil pessoas participam da celebração, que é uma das maiores festas juninas do Brasil. Nos festejos, 61 grupos folclóricos desfilam pela cidade

Mais informações
Assessoria de imprensa
Telefones: (85) 85918746 / (85) 3277.2781
email: natali.coutinho@gmail.com

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Foto: Samuel P. Teles

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis