A saga de um usuário do DETRAN - Por: Daniel Freixieiro Sampaio*

Hoje, passei quase o dia inteiro na agência do 7o. Posto Regional do DETRAN cearense, em Juazeiro do Norte, com o objetivo de renovar a minha CNH.

Lá, eu e umas outras quinhentas pessoas -- muitas delas vindas de lugares que distam 160 kms. --, tivemos a desagradável "oportunidade" de ver a bota estatal esfregada em nossas caras.

Condicionares-de-ar quebrados, servidores públicos que saíam para almoçar e lanchar ao seu livre talante ou que faziam piadas e conversavam aos telefones enquanto atendiam, sistemas de informação instáveis, acomodações impróprias etc. etc. parecem ser rotina ali.

É visível a falta de organização e de administração naquela repartição pública.

Às 15:30 hs., após quase 6 horas lá dentro, ao me dirigir ao oftalmologista para ser submetido ao exame ótico, soube que ele, pontualmente às 15:00 hs., havia ido embora, deixando por atender algumas dezenas, talvez uma centena, de "cidadãos"...

A minha viagem até a Capital, prevista para este domingo, terá de ser adiada, pois o senhor de engenho só poderá examinar este e outros escravos na segunda-feira...

Sugiro ao ilustre José Kleber Calou Filho que proponha a uma autoridade da cúpula da Administração Pública do Estado do Ceará uma visita ao DETRAN de Juazeiro do Norte, para constatar "in loco" o caos naquele órgão público. E que o DETRAN do Crato seja transformado numa Circunscrição Regional de Trânsito, com as mesmas atribuições de outros postos regionais, para "desafogar" o vizinho.

Esta mensagem, além de publicada no Facebook, também é repassada às seguintes divisões do DETRAN: Ouvidoria (ouvidoria@detran.ce.gov.br), Superintendência (igor.ponte@detran.ce.gov.br), Diretoria de Planejamento (lorena.moreira@detran.ce.gov.br) e Supervisão de Regionais (joao.carlos@detran.ce.gov.br).

Sugere-se ao Tribunal de Justiça e à OAB cearenses a implantação, em o mais breve possível, do Juizado Especial da Fazenda Pública, para que os muitos abusos cometidos cotidianamente nas repartições públicas municipais e estaduais sejam apreciados com celeridade.

*Daniel Freixieiro Sampaio é advogado e reside em Crato

Texto publicado originalmente no Facebook e transcrito no Blog Cariri mediante autorização expressa do autor. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis