Patriotismo é expressado com homenagens à cultura popular

Se depender dos militares, estudantes e muitos outros civis, o 7 de Setembro ainda será uma data comemorada com muito patriotismo. Foi o que se constatou nos desfiles de Municípios como Crato, Juazeiro, Quixadá, Crateús, Sobral e Canindé, onde a programação realizou-se já a partir das 8h e prosseguiu até o final da manhã de ontem.

Em Crato, as comemorações da Independência começaram cedo. Logo pela manhã, 20 escolas da rede pública, além de instituições como Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Tiro de Guerra 10/004 e Guarda Municipal desfilaram pelas principais ruas da cidade. A Secretaria de Educação Municipal estima que, só de estudantes, foram cerca de cinco mil.

Já a Polícia Militar, apontou cerca de 15 mil pessoas que estiveram assistindo ao evento. Entre os temas, escolas homenagearam alunos com melhores notas no Ideb-2012, os escritores cratenses, cidadania, esportes e preservação da natureza. Este ano, o Grito dos Excluídos marchou contra a corrupção.

Em Juazeiro do Norte, pode-se ver um desfile da irreverência e diversidade, com as evoluções das fanfarras e a cultura do seu povo. As variadas características são inseridas nos desfiles das escolas. Da padroeira Nossa Senhora das Dores, ao "Rei do Baião", Luiz Gonzaga, romeiros, Padre Cícero e artistas circenses. Este ano, o tema central dos desfiles foi "90 anos de Arte Moderna", e como subtema, "100 anos de Luiz Gonzaga". 15 escolas participaram do cortejo, que também contou com a Polícia Militar, Proerd, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Demutran, Escoteiros, Grupo de Desbravadores e integrantes das Lojas Maçônicas. Segundo estimativa da Polícia Militar, mais de 15 mil pessoas compareceram às ruas da cidade para ver o desfile.

Em Crateús, logo cedo da manhã, boa parte da população foi ao largo da Praça Gentil Cardoso prestigiar o desfile. Organizado pelo 40° Batalhão de Infantaria, sediado no Município, a parada contou com a participação de civis e militares. Grande Loja Maçônica do Ceará, Leo Club, Proerd, Projeto Bombeiros Saúde Sociedade, Pro Jovem Voluntário e Programa Forças do Esportes desfilaram. Em nível de unidade escolar apenas o Centro Educacional Primeiro de Janeiro, da rede privada, participou da parada. O Corpo de Bombeiros, a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e o Exército Brasileiro, representando pelo 40° Batalhão de Infantaria prestaram sua homenagem ao País.

Em Quixadá, alvorada abriu o Dia da Independência, com apresentação da Polícia Militar e Ronda do Quarteirão. Depois, milhares de estudantes repetiram o tradicional desfile cívico pela Avenida Plácido Castelo, no Centro. Segundo o secretário municipal de Educação, João Batista, mais de 3.500 jovens participaram da marcha. Mesmo com sol escaldante mais de cinco mil pessoas prestigiaram a data.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis