Eleições 2012: Eunício restringe sua participação no pleito

Com uma estratégia "cuidadosa" em razão das alianças políticas firmadas em nível estadual e federal, o presidente do PMDB no Ceará, Eunício Oliveira, tem priorizado a participação na campanha em municípios onde há menos atritos políticos. Porém, o dirigente diz estar acompanhando a situação do PMDB em todo o Ceará. Nesse sentido, ele analisa que a tendência é que o seu partido cresça de forma expressiva no pleito deste ano, afirmando ainda que pesquisas internas tem apontado que o PMDB tem grande chance de eleger prefeito ou vice em, pelo menos, sete dos dez maiores colégios eleitorais do Ceará.

De acordo com o senador Eunício Oliveira, pesquisas realizadas pelo Ibope e publicadas pelo Diário do Nordeste têm confirmado alguns números de estudos eleitorais encomendados pelo próprio partido. Até ontem, o jornal havia veiculado pelo menos sete pesquisas de intenção de votos no Interior. Os candidatos a prefeito do PMDB aparecem na frente em quatro delas: Caucaia, Juazeiro, Crato e Icó.

Eunício Oliveira admite que peemedebistas enfrentam disputa acirrada em determinadas cidades cearenses, citando como exemplo os municípios de Mombaça e Jardim. Por outro lado, afirma que as pesquisas encomendadas pelo partido mostram o PMDB em condição de conquistar prefeituras de cidades polo importantes do Ceará. Além disso, aponta o dirigente, há cidades em que o PMDB compõe chapa com o candidato a vice que tem boa perspectiva de vitória nas urnas.

Meta
Atualmente, são 26 prefeitos peemedebistas no Ceará. Conforme Eunício Oliveira, a meta para o pleito deste ano é ampliar o número de prefeitos. "O PMDB fará muito mais que 26, e em municípios polos e importantes", declara, citando como exemplos o segundo e o terceiro maior colégio eleitoral cearense: Caucaia e Juazeiro do Norte, respectivamente. No primeiro, Inês Arruda (PMDB) aparece com 39% das intenções de voto. No segundo, Raimundão (PMDB) está com 63%, segundo pesquisas do Ipobe veiculadas no Diário do Nordeste.

Surpreso
O presidente estadual do PMDB diz ainda que tem ficado surpreso com o desempenho de prefeituráveis do PMDB em alguns municípios, destacando como exemplo a cidade de Tamboril. "Há surpresa de muita gente. Vamos sair muito melhor que na eleição passada e muito melhor do que como entramos na disputa", assevera o senador.

Na avaliação de Eunício Oliveira, seu partido está bem reconhecido entre os eleitores do Interior do Estado. "Sem contar com Fortaleza, que não tenho dúvida de que estamos no segundo turno, com o nosso candidato a vice. Também faremos a maior bancada de vereador em Fortaleza", aposta. O PMDB indicou o vice Gaudêncio Lucena para compor a chapa liderada pelo candidato a prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB).

Segundo dados obtidos através do sistema DivulgaCand, hospedado na página eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PMDB tem, no pleito deste ano, 61 candidatos a prefeito, 63 a vice e 1.004 a vereador no Estado do Ceará.

Privilégio
Eunício explica que tem sido cuidadoso ao planejar sua participação na campanha dos candidatos peemedebistas, mas garante que tem participado bastante da disputa. "Eu tenho participado com certo cuidado porque eu tive o privilégio de receber votação de dois ou até três lados da política local em determinadas cidades. Então, tenho participado da campanha em municípios onde não tem muito atrito, onde nossa base está aliada", justifica.

Segundo ele, a necessidade de uma estratégia cuidadosa nas eleições deste ano ocorre também porque o PMDB é aliado no Estado e no Brasil com partidos como, por exemplo, PCdoB, PT e PSB, que não necessariamente estão coligados nos municípios cearenses. "Existem alianças outras que precisamos ter cuidado. Então, estou indo em lugares com menor número de atrito", reitera o senador.

Apoio
Mesmo assim, Eunício diz que o partido tem procurado dar o máximo de apoio aos candidatos. "O partido, como não existe o financiamento público de campanha eleitoral, tem pouca mobilidade na ajuda financeira. Mas procura ajudar com material, com presença e com apoio", explica. Além disso, o dirigente destaca os cursos de formação política que o PMDB oferta aos filiados através da Fundação Ulysses Guimarães.

"O PMDB tem maior capilaridade porque redistribui o fundo partidário com todos os diretórios proporcionalmente ao número de deputados federais eleitos. E o partido tem obrigação de fazer encontros regionais. Neste ano, realizamos 14 encontros para debater política e criar novos quadros", afirma. Conforme Eunício Oliveira, vários candidatos peemedebistas estão disputando pela primeira vez, o que, segundo ele, é fruto dessa iniciativa.

Ele cita como exemplos o candidato a prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, e a candidata a vice-prefeita de Cedro, Érica Clementino. Conforme salienta Eunício, nenhum desses postulantes já exerceu cargos eletivos, configurando assim novos quadros na política.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis