CE avança para ser zona livre contra a aftosa

Dentre os Estados nordestinos que pleiteiam sair da zona de risco médio da febre aftosa e alcançar o status de zona livre com vacinação, o Ceará é o que está mais próximo de atingir o objetivo. Segundo o titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, a constatação foi feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) durante reunião realizada, na semana passada, em Brasília.

Além de representantes da pasta, participaram do encontro gestores de Pernambuco, Ceará, Piauí, Paraíba, Maranhão, e do Pará, federação da região Norte do Brasil que também busca status de zona livre. No Nordeste, apenas Bahia e Sergipe estão classificados como zona livre.

Nelson Martins atribui os avanços a ações como a contratação de 140 funcionários (veterinários e agrônomos), abertura de mais de 15 escritórios da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) no Interior, que passou de 25 para 40, e conclusão da sorologia (coleta de sangue) em mais de dez mil animais do Estado, por exemplo. "Temos cumprido tudo o que vem sendo exigido pelo Ministério da Agricultura. Por isso, somos o Estado que mais evoluiu", diz o secretário, acrescentando que a meta é atingir, até novembro deste ano, o status de zona livre com vacinação.

Campanha
O total de animais vacinados no Ceará foi de 93,14%, entre bovinos e bubalinos. O Estado tem cerca de 2,7 milhões de cabeças de gado. A campanha local teve início no dia 1º de junho e terminou no dia 30 do mesmo mês. Dos 184 Municípios cearenses, 157 superaram o índice de 90%.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a febre aftosa imunizou 94,7% dos 126,6 milhões de animais envolvidos nas etapas do primeiro semestre em 22 Estados, e o Distrito Federal. Os dados são do Mapa.

Resultados
Apesar do Departamento de Saúde Animal (DSA) já considerar bastante positivo os resultados parciais do País, a expectativa é que melhorem com as informações que faltam de Minas Gerais e Pará, e alcance o índice de igual período do ano passado, que foi de 97,7%.

A primeira etapa da campanha teve início no mês de março, na calha do Rio Amazonas, prosseguindo nos meses de abril a junho, sendo que a maior parte dos Estados vacinou no mês de maio. O Amapá também não vacinou nesse primeiro semestre, pois a vacinação passou a ser anual, no mês de novembro, devido às condições ambientais desfavoráveis para realizá-la em outros períodos.

Vacinações
A segunda etapa da campanha teve início em julho, no Amazonas e no Pará. Os Estados de Roraima e Rondônia serão os próximos a vacinarem, em outubro, enquanto a maioria das demais federações vacinará no mês de novembro.

Atualmente, a zona livre da febre aftosa com vacinação é composta por 16 Estados e o Distrito Federal. Santa Catarina é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre de febre aftosa sem vacinação desde maio de 2007 e, portanto, não participa da campanha.

Mais informações
Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA)
Av. Bezerra de Menezes, 1820
São Gerardo
Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3101.8002

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis