Várzea Alegre (CE): Moradores reclamam da falta de internet

Em Várzea Alegre, no Centro Sul do Ceará, a 446 km de Fortaleza, comunidades rurais reclamam da falta de funcionamento das Casas de Inclusão Digital.

Ao todo, são três telecentros comunitários rurais instalados em Várzea Alegre. A parceria do governo federal com o poder público local e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais ainda não atingiu o objetivo. Conectar o campo ao mundo através da internet.

Segundo o articulador do projeto, José Jean de Sousa, 33 computadores estão a depender de uma antena da Embratel. "Estamos aguardando a conectividade por parte da Embratel. Essa instalação não chegou infelizmente. A antena está desde maio, porém ainda esperamos a instalação do sinal na mesma. A principal chave do projeto é a conectividade. Sem a conectividade as comunidades perdem o foco do projeto e não há como se comunicar com o mundo”, disse o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Atrasos
A instalação dos computadores foi em dezembro de 2011 e com previsão de funcionamento para maio deste ano. Mas até agora, só nesse telecentro, pelo menos 150 famílias de trabalhadores rurais não conseguem acesso a internet. "Aqui não tem meios, para que eles possam usar a internet, para fazerem os trabalhos escolares. Nós vamos passar utilizar isso na comunidade para poder se comunicar melhor, já que aqui a comunicação é precária”, afirmou a artesã Maria Miguel de Oliveira.

Os estudantes Pedro Diego Oliveira e Maria Idanete de Sousa reclamam da falta de computadores com acesso de internet. “É difícil realizar inscrições sem conexão, pesquisas, etc. Não tem condições de estudo”, reclamou. Já a estudante fala que fica impossível de complementar os estudos. “O negócio está difícil. Muito ruim, porque nós chegamos aqui querendo se comunicar com as pessoas, realizar trabalho, inscrições e não tem como”, disse.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis