Várzea Alegre (CE): Moradores louvam São Raimundo

Os católicos desta cidade, localizada na região Centro-Sul do Estado, estão comemorando o novenário em louvor ao padroeiro São Raimundo Nonato. A festa, neste ano, completa 157 anos e tem como tema central "Com São Raimundo Nonato Rumo ao Jubileu Paroquial". A abertura das festividades ocorreu na última terça-feira e foi realizada com o tradicional cortejo do pau da bandeira, um jenipapeiro de 15 metros de comprimento.

O novenário em honra a São Raimundo Nonato prossegue até o próximo dia 31. A programação inclui novenas, salvas, missas, quermesses e caminhadas. O pau da bandeira foi extraído do Sítio Boa Vista, na área rural do Município. O responsável pela escolha da árvore foi, mais uma vez, José Carolino, mais conhecido por "Zé Luzia", que há dez anos segue a tradição da religiosidade popular.

O tronco, que é usado para hastear a bandeira do santo padroeiro, foi carregado por um grupo de homens movidos pela fé e acompanhados por dobrados da banda de música municipal. Depois de percorrer vários quilômetros, a multidão chega ao patamar da igreja, onde o pau é erguido com ajuda de cordas sob a atenção e vibração dos devotos do santo.

Reforma
Recentemente, a Igreja Matriz de São Raimundo passou por ampla reforma para acomodar bem os fiéis. Foram instaladas centrais de ar condicionado, portas modernas, nova pintura e vitrôs. As novenas são celebradas sempre a partir das 19 horas, na Igreja Matriz de São Raimundo Nonato. As festividades são uma das quatro maiores do Ceará.

Diariamente, às 4h30, começa a oração da aurora, seguida de salva e queima de fogos, sob a animação da bandinha de música. Às 5h30, os fiéis saem em caminhada para algum bairro da cidade, onde é celebrada uma missa. Ao meio-dia há uma nova salva e a bênção do santíssimo sacramento e mais vez se reune uma multidão de devotos.

É intensa a participação popular na abertura, na quermesse e no encerramento da festa. Nos últimos anos também aumentou o número de fiéis que participa das novenas. A programação social pelo segundo ano seguinte é realizada no Parque Cívico, no entorno da Lagoa de São Raimundo Nonato.

Durante o evento, o Barracão da Cultura reúne apresentações artísticas e culturais. As ruas ficam lotadas, as crianças enchem os brinquedos do parque de diversões e os adultos ocupam mesas e cadeiras.

A cidade de Várzea Alegre se transforma no período em que é realizado o novenário. Há um misto de religiosidade popular e de festa profana. Centenas de católicos divertem-se em barracas instaladas no centro da cidade. O novenário atrai pessoas que nasceram em Várzea Alegre, mas que moram em outras cidades do Ceará e em outros Estados. Na programação, existe um momento especial para o reencontro dos filhos ausentes.

No encerramento, no próximo dia 31, serão celebradas três missas e a liturgia solene será presidida pelo bispo da Diocese do Crato, dom Fernando Panico, às 9 horas. A procissão com o andor do santo sairá da igreja às 16 horas, percorrendo as principais ruas da cidade.

No final do corredor das barracas, a Prefeitura mantém, nestes últimos oito anos, o Barracão Cultural, um espaço construído para expor o artesanato da cidade, a cultura de Várzea Alegre, e que também conta com várias apresentações artísticas.

Na condução do pau da bandeira, centenas de católicos lotam as ruas da cidade. Muitos querem tocar no tronco da árvore. Fazer preces, agradecer alguma graça alcançada. O clima é de euforia. O agricultor Raimundo Pereira há 28 anos participa da festa. Ajuda a carregar o pesado tronco, mas não se cansa.

"Foi uma promessa que fiz, participo também de todas as caminhadas nas madrugadas e das novenas", contou. Os jovens e as mulheres também estão presentes, num sinal de que a tradição se renova, a cada ano. "É uma festa, a gente não se cansa de participar", disse Felipe de Souza, 26 anos.

Mais informações
Paróquia de São Raimundo Nonato
Rua Major Joaquim Alves, 248
Centro
Telefone: (88) 3541. 1419 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis