Juazeiro do Norte (CE): Policiamento será intensificado para 2ª maior romaria

Foi apresentado, na manhã de ontem, o plano de ação para a festa da padroeira deste Município, Nossa Senhora das Dores. A abertura acontece no próximo domingo, começando com uma carreata, pela manhã, e uma concelebração à noite, com hasteamento das bandeiras dos Estados, na Praça do Romeiro, de frente à Basílica de Nossa Senhora das Dores.

Neste ano, a romaria poderá ser antecipada, por conta do feriado de 7 de setembro. Romeiros de Alagoas, que normalmente são maioria durante os festejos, já começam a chegar a partir da próxima semana. Esta é a segunda maior do ano, com cerca de 400 mil pessoas.

A segurança da festa é uma das grandes preocupações, por conta da quantidade de assaltos registrados. A meta é intensificar o policiamento na cidade. Um reforço com cerca de 100 homens da Polícia Militar da Capital e mais o efetivo da PM local, incluindo agentes do Ronda do Quarteirão, estarão em Juazeiro a partir do dia 10, quando a maioria dos romeiros chegam.

O plano de ação conta com todos os setores da administração como segurança, Igreja e também o Ministério Público, que destacou a importância da qualificação dos ranchos e pousadas. Os locais, em grande parte, já estão com lotação esgotada. Além disso, a promotora Alessandra Monteiro alertou quanto ao período político eleitoral.

Carros de som
Segundo um Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pelos representantes de toda as coligações partidárias, nenhum carro de propaganda deverá circular pelos locais onde houver celebrações. Caso a ordem não seja obedecida, o veículo deverá ser apreendido até três dias.

De acordo com a promotora, a cobrança mais efetiva em relação à melhoria dos ranchos deve acontecer após a capacitação dos proprietários. Mas, com as primeiras fiscalizações, já podem ser constatadas melhorias. A hospedagem na cidade está entre os principais problemas detectados durante a romaria, além da segurança e o sistema de esgotamento em vias públicas e centrais da cidade.

O abastecimento de água passa a ser uma das grandes preocupações. Durante o período da festa, o consumo triplica e o racionamento passa a acontecer de forma mais intensa nos bairros periféricos e onde não há maior fluxo de pessoas. As reclamações também aumentam.

Conforme o representante da supervisão da Cagece em Juazeiro do Norte, Bruno Grangeiro, o trabalho de companhia será desenvolvido em parceria com a Agência Reguladora do Ceará (Arce), potencializando, assim, a distribuição de água nos bairros Franciscanos, Socorro, Matriz e Salesianos.

Mais informações
Secretaria de Turismo e Romaria Praça do Cinquentenário
Juazeiro do Norte - CE
Telefone: (88) 3511.4040

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis