Juazeiro do Norte (CE): Encontro de Cultura fortalece setor

Será realizado hoje e amanhã, no Memorial Padre Cícero, nesta cidade, o Encontro de Cultura do Cariri, para fortalecer as políticas culturais dos 32 Municípios constituídos da região. Participam do evento funcionários das Secretarias de Cultura do Cariri, de Organizações Não Governamentais e sócio-culturais, pontos de cultura, associações artísticas e culturais, agentes culturais e a sociedade civil. O objetivo é possibilitar o diálogo entre o Ministério da Cultura e Fundação Nacional de Arte (Funarte), além de informar e capacitar gestores culturais sobre a implantação do Sistema Municipal de Cultura de cada cidade.

As políticas de editais serão abordadas na ocasião, que será aberto às 9 horas, pala consultora da Unesco, Liduína Lins, que fará a apresentação do Sistema Nacional de Cultura. Os programas da Funarte e da Secretaria da Economia Criativa, Sistema Nacional de Informação Cultural (Sinic) e ações do Minc serão abordados nos debates.

Segundo o secretário adjunto de Cultura de Juazeiro do Norte, Franco Barbosa, a organização do evento advém de um trabalho desencadeado junto aos representantes da cultura local, sociedade civil, seguindo a política nacional do Governo Federal. Segundo o coordenador do evento, André Andrade, a implantação do Sistema Nacional de Cultura é uma ação que aperfeiçoará a gestão da Cultura em todas as instâncias governamentais. "Estamos legalmente habilitados a gerir a Cultura em Juazeiro dentro desse processo organizacional, o que garante mais recursos, mais participação da sociedade e maior dinâmica nas políticas públicas para a cultura".

O secretário destaca a institucionalização do Sistema Municipal de Cultura, com o Plano Decenal da Cultura, instituindo Conselho Municipal de Política Cultural. Ele diz que foi regulamentado o Fundo Municipal de Cultura, já incluso na Lei Orçamentária Anual para 2013.

Para Franco Barbosa, a escolha da cidade para sediar o evento no Cariri se deu em razão de Juazeiro ter efetivado o plano de trabalho de implantação do Sistema Municipal de Cultura e já possuir todas as leis necessárias. Durante o encontro de gestores, artistas e agentes culturais da sociedade civil será intensificada uma integração maior com Minc. "Esse é sem dúvida um momento importante para a história do Município, porque, agora, com o Sistema Municipal Cultura, os recursos municipais, estaduais e federais serão repassados diretamente para o Fundo Municipal de Cultura, que será aplicado nas ações, programas e projetos do Plano Decenal da Cultura". Os recursos serão gerenciados pela Secretaria da Cultura, tendo a fiscalização do Conselho Municipal de Política Cultural. Segundo André, a legislação está disponível no site www.juazeiro.ce.gov.br/secretaria/secult/, que ele classifica como uma forma democrática de compartilhar as informações sobre a política cultural da cidade.

Conforme ele, é importante a participação dos artistas regionais, já que os conferencistas do Ministério da Cultura e da Funarte tratarão de assuntos do maior interesse dos que fazem a arte a cultura regional. A iniciativa da Secretaria de Cultura de Juazeiro e do Ministério da Cultura acontece em função do Município ter conseguido realizar todas as etapas exigidas pelo Ministério, a exemplo das conferências municipais de cultura, o funcionamento da Secretaria e do Conselho Municipal de Cultura, a criação do Sistema Municipal de Cultura, com a adequação do Fundo Municipal de Cultura.

Participação
32 municípios estarão participando dos debates relacionados ao Sistema Nacional de Cultura e políticas do MinC, no objetivo de fortalecer o setor

Mais informações
Secretaria de Cultura de Juazeiro
Rua Santo Agostinho 
Centro
Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3512.3380

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis