Família brasileira morre em incêndio seguido de explosão em Portugal

Uma dentista brasileira de 40 anos e seu casal de filhos, de 13 e 11 anos, foram encontrados mortos na quarta-feira (22), vítimas de um incêndio seguido de explosão na casa em que moravam na cidade portuguesa de Castro Marim. Luciana Pinheiro Gioso era de Cristais Paulista, no interior paulista, mas há anos residia em Portugal.

O caso foi confirmado na manhã desta quinta-feira (23) pelo cônsul do Brasil em Faro (capital da região de Algarve, no sul de Portugal), embaixador Manoel Inocêncio, que aguarda o contato da família. “É uma tragédia. Assim que nos procurarem, vamos ajudar para dar mais agilidade na documentação e liberação dos corpos. Mas não sabemos se o marido, que é brasileiro, vai querer levar a família para ser enterrada no Brasil”, disse.

De acordo com a Polícia Judiciária de Faro, segundo a imprensa portuguesa, os corpos estavam parcialmente carbonizados e foram encontrados em um quarto com a porta fechada. O incêndio teria sido provocado, de acordo com investigações preliminares, com o uso de gasolina.

O fogo destruiu parcialmente a casa de veraneio que a família de Luciana tinha na área de Faro --cidade turística em Portugal. As primeiras informações são do "Jornal de Notícias" e do canal de TV português RTP.

"Ouvimos uns gemidos e depois uma explosão. Após isso, não ouvimos mais nada; apenas uma fumaça e chamas saindo pela casa. Corremos para lá, para ver se tinha alguém, gritamos, mas ninguém respondia", relata Alzira Sousa, vizinha da família e que foi ouvida pelo RTP.

Ao "Jornal de Notícias", o comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António, Paulo Simões, deu mais detalhes do incidente: "O quarto começou a pegar fogo, por motivos que ainda não sabemos, e houve uma acumulação de gases que originou a explosão".

Ainda de acordo com o bombeiro, inicialmente a suspeita era uma "explosão de gás", mas as causas do incêndio ainda são desconhecidas.

Os trabalhos no local do incêndio contaram com os bombeiros da região e com a ajuda do Instituto Nacional de Emergência Médica.

De São Paulo para Portugal
Luciana e o marido nasceram no Brasil e tinham dupla nacionalidade. Já os dois filhos, nasceram em Portugal. Ela era proprietária de uma clínica dentária em Vila Real de Santo António e residia em um condomínio na Quinta do Sobral, em uma área conhecida como Castro Marim.

O marido também é dentista, mas havia deixado a casa para trabalhar poucas horas antes do incêndio, registrado por volta das 10h. De acordo com o canal de TV RTP, ele precisou de auxílio psicológico quando soube da morte da família.

Luciana cursou o ensino médio em Franca (SP) e se formou em odontologia em Uberaba (MG). Ela teria conhecido o marido e resolvido se mudar para Portugal, onde teve os dois filhos, Letícia e Leonardo.

Familiares da dentista querem trazer o corpo dela para ser sepultado na cidade natal. O prefeito de Cristais Paulista, Hélio Kondo (PMDB), disse que a morte de Luciana trouxe um clima de consternação muito grande na cidade. "Tanto ela quanto sua família eram muitos queridos pela comunidade e fomos pegos de surpresa", afirmou.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis